SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Covid-19: Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante abre 10 leitos de UTI e 10 clínicos


O governo do Rio Grande do Norte, em parceria com a prefeitura de São Gonçalo do Amarante, vai abrir 10 leitos de UTI e 10 leitos clínicos destinados aos pacientes com sintomas ou diagnosticados com a Covid-19 no Hospital de Campanha de São Gonçalo do Amarante. A medida foi anunciada nesta quinta-feira (4), com objetivo de suprir a carência existente na região metropolitana de Natal, que está com a taxa de ocupação de leitos acima de 90%, segundo dados do Regula RN.

A manutenção dos leitos será custeada 70% pelo governo do estado e 30% pelo município de São Gonçalo do Amarante.

 

Com 871 pessoas, o Rio Grande do Norte registrou na quarta-feira (3) o maior número internações por Covid-19 desde o início da pandemia. A abertura de novos leitos faz parte do Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento à Covid-19 com a finalidade de conter o avanço da doença em todo o estado.

Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) também iniciou a instalação de novos leitos em Mossoró para atender a demanda de pacientes Covid da região Oeste. Serão mais 29 leitos, distribuídos da seguinte maneira: 10 de UTI no Hospital São Luiz e 16 leitos clínicos no Hospital Rafael Fernandes, mais uma UTI e dois outros leitos semicríticos no Hospital Regional Tarcísio Maia. Segundo o órgão, somando aos já existentes na cidade, a estrutura (adulto e pediatria) para atendimento de pacientes vítimas da doença passa a ser de 133 leitos, entre críticos e clínicos.

Superlotação

 

Nesta quinta-feira (4), a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC), ligada à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal, informou que trabalha 20% acima de sua capacidade de atendimento. “Todos os leitos das enfermarias, Unidades de Terapia Intensiva e destinados à Covid-19 estão ocupados, de modo que, temporariamente, não há condições de atendimento a novas pacientes”, informou a unidade, por meio de nota. “A enfermaria de alto risco, atualmente com 17 leitos, encontra-se com 50% acima de sua capacidade. Por isso, é recomendável que as grávidas, portadoras de Covid-19, sejam encaminhadas para outras maternidades, já que estamos com 100% dos leitos destinados à Covid-19 ocupados”, acrescentou.

Medidas

 

Também nesta quinta-feira, o secretário estadual de Saúde Pública, Cipriano Maia, destacou que não adianta abrir novos leitos se o número de casos continuar subindo. Em entrevista ao Bom Dia RN (veja abaixo), ele afirmou que o estado deverá anunciar novas medidas de restrição para tentar conter o avanço das contaminações e internações.

Governo deve anunciar amanhã novas medidas restritivas para conter pandemia no RN

00:00/28:43

Governo deve anunciar amanhã novas medidas restritivas para conter pandemia no RN

“Vivemos um momento trágico, um momento triste, onde estamos vendo cada dia mais o sistema de saúde superlotado, saturado, em muitas regiões, em muitos estados do país, e aqui não seria diferente. Estamos abrindo leitos, mas essa abertura de leitos tem um limite humano, de profissionais, e ainda de insumos, de equipamentos”, falou.

No podcast O Assunto desta quinta-feira (4), o jornalista potiguar Matheus Magalhães relatou o caso do próprio pai, que precisou de um leito de UTI em Natal, mas só conseguiu atendimento em um hospital militar de Recife (ouça abaixo).

Veja os vídeos mais assistidos no G1 Rio Grande do Norte

 

200 vídeos

Governadora anuncia toque de recolher entre medidas do novo decreto

Decreto de Natal com restrições começou a valer hojeGovernadora do RN toma novas medidas de combate à pandemia

Veja também

MG2

Polícia Federal prende mulher em flagrante por furto de malas no aeroporto em Confins

Segundo a PF, funcionários da concessionária que administra o terminal identificaram o crime na esteira de desembarque.

4 de mar de 2021 às 18:51

PróximoBrasil bateu novo recorde na média de óbitos no dia em que ultrapassou os 260 mil mortos por Covid
Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.