SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Com aumento de internações e sem condições de abrir novos leitos, RN vive pré-colapso na assistência a pacientes com Covid-19, diz secretário Secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, voltou a defender medidas restritivas.


O Rio Grande do Norte vive situação pior que a primeira onda da Covid-19 e um pré-colapso no sistema de assistência aos pacientes, segundo afirmam o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, e pesquisadores da UFRN.

Em menos de 5 meses, o estado registrou mais mortes por Covid-19 em 2021 do que em todo o ano de 2020. Ao mesmo tempo, a quantidade de pessoas vacinadas com as duas doses de vacinas ainda representa menos de 10% da população. Mesmo assim, as medidas restritivas foram flexibilizadas.

Com ocupação de leitos próximo de 100%, fila de espera com mais de 80 pacientes e cerca de mil novos casos por dia, Cipriano afirma que a capacidade de ampliação do sistema de saúde está praticamente esgotada, por causa das limitações de pessoal e de insumos, como kits intubação, por exemplo. O secretário voltou a defender medidas de restrições.

“Nós estamos já no limite hoje. Porque se nós temos quase cem pacientes em filas de espera, não precisa esperar junho, a gente já está em uma situação de saturação, de quase colapso. Isso exige medidas desde já, como a gente vem alertando e recomendando já há algumas semanas”, afirmou em entrevista à Inter TV Cabugi.

“Não temos possibilidade de abertura de novos leitos porque isso envolve equipamentos, insumos médicos, pessoal. Nós estamos no limite. A alternativa que nós temos é evitar a procura de leitos fazendo restrição de circulação, usando medidas de proteção, intensificando as ações de vigilância e controle de isolamento dos sintomáticos para que a doença diminua o seu contágio”, reforçou o secretário.

Como medida, ele afirma que o governo vem realizando a regionalização de decretos restritivos, a partir da própria conscientização dos prefeitos, mas que precisa do engajamento da sociedade.

Um decreto com medidas mais restritivas foi publicado semana passada para o Alto Oeste. Nesta semana, o estado discute decreto para o Vale do Açu e região Central. Mas o secretário afirma que nem mesmo na região metropolitana de Natal a situação está tranquila.

Para o pesquisador Rodrigo Silva, do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (Lais/UFRN), do ponto de vista dos dados a situação em 2021 é pior que em 2020 por dois fatores: segundo ele, as pessoas deixaram de se preocupar com a doença e os próprios decretos governamentais flexibilizaram em um momento de alta de casos.

“Apesar de parecer que está muito mais tranquilo, fazem quase 90 dias que a gente tem vivido com mais de mil casos por dia, enquanto neste período do ano passado, o máximo que a gente teve ali, girou na média de 900 casos por dia, e foi um período muito mais rápido. A gente teve uma subida muito rápida em 2020, atingindo o pico no início de junho e uma queda também um pouco acentuada, entrando numa certa normalidade no início de agosto. Em 2021, a gente tem vivido desde o final de fevereiro com mais de mil casos por dia, ocupação nas UTIs acima de 90% também. Então, hoje, o cenário está muito mais crítico, na verdade”, considerou.

Para o pesquisador, diante de um “platô”, com tantos casos em um período tão extenso, não é possível dizer se o pior momento da pandemia neste ano já passou ou não.

O temor de médicos epidemiologistas como Ion de Andrade, da UFRN, é que o estado volte a ter casos mais elevados no mês de junho, como ocorreu em 2020.

Para ele, o estado vive um cenário totalmente novo na pandemia, porque há variáveis positivas, como a vacinação e as medidas de prevenção, que já são de conhecimento da população. Ao mesmo tempo, também houve a flexibilização das medidas de prevenção por parte das autoridades e da própria sociedade.

Dessa forma, ele afirma que não é possível travar um prognóstico sobre o andamento da pandemia nos próximos meses.

“Hoje temos leitos completamente exauridos e eles são muito mais numerosos que no ano passado. Estamos com 400 leitos, o que é uma estrutura extremamente robusta, liberando cerca de 40 a 60 leitos por dia, para internamento. E mesmo assim, a demanda de internamentos, principalmente em leitos críticos tem se mantido num patamar que impede o internamento de todos. Então, a cada dia nós temos visto um serviço, tem um número entre 10 e 20 pacientes novos em fila”, considerou.

“Isso é extremamente preocupante por que mesmo que a pandemia não piore, se mantiver o fluxo atual de casos novos, do internamento, nós teremos a manutenção de uma situação como essa, de 10 a 20 pacientes novos em fila. E quando é que isso termina? Não sabemos. Então, isso é muito preocupante, porque se as condições se mantiverem como estão até junho e julho nós teremos aí uma uma crise assistencial que não vimos ano passado”, acrescentou.

Vídeos mais assistidos do G1 RN

 

200 vídeosDois homens tentam assaltar supermercado em Nova ParnamirimFilhas rezam com enfermeiras pela recuperação da mãe, internada com Covid-19 no RNCaixas de cigarros encontradas boiando no mar, no RN, são recolhidas pela PM

Veja também

Fantástico

Imagens mostram desespero de amigos após queda de MC Kevin de quarto de hotel

Um vídeo mostra os amigos rezando perto do corpo do funkeiro. Outros, feitos por casal que estava hospedado no prédio em frente, mostram Kevin antes da queda e os Bombeiros chegando para socorrê-lo.

23 de mai de 2021 às 19:49

Próximo‘Ele foi muito guerreiro’, diz Tomás, filho de Bruno Covas
Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.