SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Coalizão Brasileira de Esportes: projeto social mescla atividades esportivas com evangelismo e inclusão social


27 Apr 2004 — Soccer Player Dribbling 0  1
0SHARES

O Brasil é o país do futebol, de acordo com os amantes do esporte e os próprios brasileiros. Tido como uma nação em desenvolvimento e uma das mais desiguais do mundo, o Brasil tem espaço para atuação de diversas entidades voltadas para a melhoria da qualidade de vida de pessoas carentes e necessitadas.
Entre as Organizações Não Governamentais (ONG) que atuam nesse campo, muitas são de iniciativa evangélica, que criam programas nas mais diversas áreas para auxiliar pessoas em situação de risco social e expandir o Evangelho.
Algumas entidades são voltadas à difusão do esporte como ferramenta de inclusão social, como por exemplo, a Coalizão Brasileira de Esportes, que é dirigida pelo pastor pastor Jonson de Maceio. Para compreender melhor o trabalho, conversamos com o responsável pela entidade no Paraná, pastor Decio Gomes. Confira nosso bate-papo:
Quais as áreas de atuação e público-alvo do projeto?
Poderíamos resumir em Evangelismo, Missões e Esporte. Neste movimento esportivo, a paixão pelo Evangelho e pelo esporte é o que nos une. O público-alvo são pessoas que acreditam no esporte como ferramenta eficiente para proclamação do evangelho, discipulado e treinamento de novas lideranças.
Qual o tempo de atuação do projeto? Poderia contar um pouco da história, como surgiu, quem idealizou?
Já são 10 anos de treinamento para equipar e capacitar lideres pelo Brasil inteiro.
Em dezembro de 1998, a equipe de facilitadores da Coalizão Internacional de Esportes reconheceu que a fase de pioneirismo em esportes deveria ser seguida por uma segunda fase, que faria uso do conhecimento adquirido previamente e, além disso, desenvolveria ética esportiva, gerenciamento e método esportivo. Foram criados nove programas estratégicos para servir as necessidades de cada segmento das pessoas do esporte, desde o evangelismo à capelania, e desde o discipulado à liderança. Para este fim, a Escola de Liderança Esportiva Internacional (ISLS) foi criada em 1999 com o intuito de treinar uma vasta rede mundial de novos líderes, durante um curso residencial de treze semanas na África do Sul. O CEFLAL, Centro de Formação para Líderes da América Latina é um treinamento em 3 níveis criado para atender a uma necessidade de ampliar a quantidade de líderes treinados, equipados e, portanto, aptos a desenvolver ministério esportivo em sua comunidade local. O CEFLAL busca treinar pessoas que acreditam no esporte como uma ferramenta eficiente para a proclamação do evangelho, discipulado e treinamento de liderança. O (CEFLAL) foi criado juntamente com a CBE (Coalizão Brasileira de Esportes) em 2010, nossa VISÃO é: “Fazer discípulos em todas as nações para Cristo e através do mundo do esporte.” Isso só poderá acontecer à medida que amamos uns aos outros, oramos e trabalhamos juntos, servindo uns aos outros. Como equipe, procuramos obedecer ao nosso Senhor Jesus por meio de nossa MISSÃO: “Parceria para servir o Reino de Cristo e através do mundo do esporte.” O CEFLAL serve as necessidades de treinamento Latino Americano, Nacional e Regional. Tem como meta compartilhar as novas metodologias de treinamento e o seu conteúdo e também, facilitar parcerias em treinamentos regionais. A quem se destina: A todo cristão que entende que é possível alcançar vidas através da linguagem universal do esporte. Resultado esperado: Ao final deste treinamento cada participante será capaz de: – Entender o que é o ministério esportivo. – Organizar o evento KidsGames (integração de jogos/brincadeiras com aprendizagem bíblica). – Iniciar um ministério esportivo. – Aplicar o CBE Start. – Fazer parte do time de trabalho da cidade. – Construir o time de trabalho da sua igreja. Requisitos: Ser membro de uma igreja e ter a recomendação pastoral. Em regra geral o participante deverá ser maior de 18 de anos. Ter o desejo de servir ao Reino de Deus através de ministérios na área esportiva.
Quais os parceiros que o projeto possui?
A CBE conta com vários times de voluntários em todo país e tem desenvolvido muitas iniciativas e projetos esportivos em igrejas e comunidades. Com o objetivo de preparar mais pessoas para trabalhar com ministério esportivo. Entre eles podemos citar: Atletas em Acao, Atletas de Cristo, Ubabalo Brasil, CYCAS, Sociedade Bíblica Brasileira, Aliança Brasil e Jogada Perfeita (RBC).
Poderia contar um ou mais testemunhos de pessoas que foram beneficiadas pelo projeto?
Vou reproduzir o relato de Aline Bauer Piccinelli, uma das pessoas que tem estado conosco: “Conheci a CBE em 2010 em uma Conferência Esportiva organizada pela IBB Curitiba e simplesmente me apaixonei pelo Ministério Esportivo! Eu conheci o esporte juntamente com Jesus aos 12 anos de idade, e sempre ficava imaginando como poderia juntar os dois e fazer disso a minha porção para o Reino de Deus, então iniciei cursando Educação Física juntamente com o Seminário, os estudos acabaram e eu ainda não havia me encontrado ministerialmente dentro da Igreja, até que em janeiro de 2011 tive o privilégio de participar do CEFLAL Curitiba. Ali Deus ministrou muito ao meu coração, e usou homens e mulheres de Deus para me ensinar como fazer pra usar o esporte como uma ferramenta de evangelismo, e foi benção! Em julho de 2012 meu namorado, atual marido e quase pai, também teve a oportunidade de fazer o CEFLAL Maceió e hoje trabalhamos juntos, no mesmo Ministério, mesmo sonho, mesma fé, mesmo Deus (só não o mesmo esporte, pois sempre ganho dele no basquete)! O Ministério Esportivo mudou nossa vida!”.
Poderia informar os contatos de email, telefone, site e endereço?
Os meios de contato são os seguintes:
Pastor Decio Gomes
[email protected]
(41) 8852-1443
Paulo Wescher
[email protected]
(41) 9183-4519
coalizaobrasileira.com.br
[email protected]
Quais as formas de contribuição e necessidades do projeto?
Todos os líderes e facilitadores são voluntários. Tudo o que fazemos é através de uma ação de parceria. O próprio projeto cobra apenas os custos de alimentação e material didático na ocasião do treinamento regional. Temos como necessidade maior a divulgação do projeto e mantenedores para darmos esse treinamento ao máximo de pessoas sem cobrarmos nada. Esse será um dos últimos treinamentos de abrangência nacional antes da abertura dos jogos do mundial de futebol. Sem dúvida é uma grande oportunidade de falarmos de Jesus para diversos países sem sairmos do nosso próprio país!
Para saber mais sobre o projeto, acesse o site coalizaobrasileira.com.br.
Confira vídeos do projeto:
[youtube=www.youtube.com/watch?v=0EAWAwBGOzA]
[youtube=www.youtube.com/watch?v=Lib_Rpl5dNU ]
[youtube=www.youtube.com/watch?v=KuA55R27ZxE]
Por Tiago Chagas, para o Gospel+
CIENTE DE SEU PAPEL JUNTO À SOCIEDADE, O GOSPEL+ DISPONIBILIZOU UM ESPAÇO VOLTADO PARA DIVULGAÇÃO DE PROJETOS SOCIAIS FOCADOS EM AJUDAR AO PRÓXIMO.
A transformação da sociedade acontece não só através da palavra, mas também de ações efetivas e eficazes, com demonstração de amor ao próximo.
SE VOCÊ CONHECE OU DESENVOLVE UM PROJETO SOCIAL QUE PRECISE DE DIVULGAÇÃO, ENTRE EM CONTATO CONOSCO ATRAVÉS DO ENDEREÇO REDE.GOSPELMAIS.COM.BR/CONTATO E NOS CONTE! INFORME AS ÁREAS DE ATUAÇÃO, FORMAS DE COLABORAÇÃO, MEIOS DE CONTATO E VISITAS, PARA QUE POSSAMOS COLABORAR E SERVIR AO PAI, SERVINDO SEUS FILHOS.Between Defenders — Image by © Royalty-Free/Corbis
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.