SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, RN, entra na campanha do “Outubro Rosa”


20171005_094211

Câmara Municipal de São Gonçalo do Amarante, RN, entra na campanha do “Outubro Rosa”

 

A campanha “Outubro Rosa”, que chama atenção da população para o câncer de mama na mulher, também tem a adesão da Câmara de Vereadores de São Gonçalo do Amarante, RN, uma iniciativa da sua mesa diretora.

Nessa quinta-feira, 6, foi realizada na Sala das Sessões Senador Luiz de Barros  uma palestra sobre o combate ao câncer de mama na mulher.  A médica Renata Alessandra, especialista em genecologia, concursada do município foi a palestrante.

Apesar da campanha de alerta sobre o câncer de mama no homem ser no “Novembro Azul”, a doutora lamentou o fato de ter perdido um colega de trabalho com essa enfermidade. “A doença no homem é muito mais agressiva e mata muito mais rápido”, alertou.

A doutora exaltou as ações do poder público e disse que a data é um marco a exemplo das campanhas de vacinação e outras doenças.  A palestrante disse que o tratamento avançou muito. Pois antigamente a sobrevida de uma paciente era muito ruim, não passava de cinco anos. Hoje se trabalha com 90% de cura e até 100%, nos casos diagnosticados no início.

O Ministério da Saúde está preconizando hoje a mamografia a partir dos 50 anos. Esta seria uma forma precoce de detectar a doença. Mas pela prática dos ginecologistas a mulher vem sendo orientada a fazer a mamografia já aos 40 anos.  Este mês a Prefeitura disponibilizou 300 mamografias a mais.

Até lá, o toque sendo feito apenas uma vez por mês já é uma boa margem de segurança de prevenção. Mesmo sem equipamentos para ilustrar a forma correta de se fazer o toque, a profissional conseguiu passar os ensinamentos com precisão.

Ressaltou o empenho dos seus colegas no combate ao câncer de mama na mulher no município. Falou que a parceria do prefeito Paulinho Emídio e o secretário de Saúde Municipal, Jalmir Simões, tem sido decisiva no combate a doença. Agradeceu pelo convite e comprometeu-se a voltar as vezes que for preciso.

Entre os vereadores que prestigiaram a palestra Márcia Soares e Clóvis Júnior foram os únicos que contribuíram com perguntas. Junto ao presidente Mendes fecharam o compromisso com a doutora de novas na campanha do “Novembro Azul”.

 

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.