SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-ABPGC-ESCOLINHA DE MUSICA PARA CRIANÇAS CARENTES-84999117905-LEVANY ,JEAN E DIRETORIA-


5 maneiras de ajudar crianças em situação de pobreza extrema

Você sabe muito bem quais recursos precisa para manter uma criança bem alimentada e com educação de qualidade. Se para você, em um período mais difícil da economia brasileira, já é um desafio imagine o que isso significa para milhares de famílias que não fazem ideia do alimento que vão preparar em suas casas hoje? O relatório “Cenário da Infância e Adolescência no Brasil”, divulgado no primeiro semestre de 2015, apontou uma realidade que dá um aperto no coração: 8 milhões de meninos e meninas até 14 anos vivem em situação de pobreza extrema em nosso país.

Mas não dá para olhar para esse dado e somente ficar triste. É preciso transformar a tristeza em atitude para fazer a diferença na vida de crianças em situação de pobreza. São várias as maneiras que estão ao nosso alcance para dar esperança de um futuro melhor para esses oito milhões de brasileiros. Nós reunimos cinco atitudes que você pode tomar agora (bem fáceis e sem tomar muito seu tempo) e que ajudarão a reverter esse cenário. Olha só:

MVI_0341

 

1. Ajude a melhorar a qualidade de vida no sertão brasileiro: boa parte dessas crianças em situação de pobreza está localizada em cidades do interior. Só para se ter uma ideia, 22 milhões de brasileiros vivem no sertão, o que torna o nosso semiárido o mais populoso do mundo. Com doações de qualquer valor, você participa do projeto “Convivência com o Semiárido”, que promove campanhas informativas e educacionais sobre preservação ambiental e sustentabilidade para toda comunidade beneficiada. E, dessa forma, as famílias têm acesso a conhecimento para que a seca não se torne sinônimo de falta de água no sertão.

2.Estimule o aprendizado em crianças e adolescentes: livros, vídeos educativos e brinquedos pedagógicos são ótimas ferramentas para estimular o desenvolvimento de meninos e meninas, não é mesmo? O projeto Kit pedagógico Aprender Brincando dá a você o poder de aprimorar o prazer da leitura, estimulando o raciocínio e a criatividade. Um kit custa 80 reais, mas você pode doar qualquer valor, cuja soma possibilitará a entrega desses materiais a um maior número possível de meninos e meninas, enriquecendo o conhecimento deles.

Bônus: Veja em apenas 5 passos como escolher a Ong que merece a sua confiança

3. Possibilite a criação de pomar e horta domiciliar: frutas e vegetais contribuem (e muito) para a melhoria da qualidade da alimentação. E isso ajuda a reduzir a desnutrição de crianças em situação de extrema pobreza, impactando na melhoria da qualidade de vida de toda a família e aumentando o rendimento escolar da criançada. Ao doar o kit Pomar e Horta Domiciliar, você dará acesso às famílias a dez mudas de árvores frutíferas e a semente de vegetais variados, com orientações sobre como cultivá-los e, assim, melhorar seus cardápios diários.

4. Incentive o protagonismo social: a fotografia é uma das maneiras de engajar e desenvolver os indivíduos a retratar os desafios de suas comunidades. Com o projeto Olhares em foco, você pode contribuir na aquisição de material pedagógico e câmeras fotográficas, por exemplo, para chegar a comunidades em vulnerabilidade social. Com orientação e ferramentas, as crianças e os adolescentes são incentivados a ser tornarem agentes de transformação do seu entorno, a partir da observação crítica do contexto cultural e social em que vivem.

5.Forme futuros campeões: a prática de modalidades esportivas traz inúmeros benefícios, como disposição, maior concentração e até disciplina. Ao presentear uma comunidade de baixa renda com kit Esporte e Cidadania você doa os instrumentos necessários para a realização de oficinas de futebol, vôlei, basquete, handebol, peteca, queimada e outros jogos. Daí podem sair muitos vitoriosos no esporte e na vida, não acha?

Com qual delas você mais se identifica? Se tiver em dúvida, fique à vontade para escolher mais que uma 🙂

Continue ligado aqui no blog que traremos outras formas de melhorar a vida de crianças que vivem em situação de extrema pobreza. O futuro delas está em nossas mãos!

Related Post

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.