SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-A – A + ESTUDO CONFIRMA QUE BOAS NOITES DE SONO AJUDAM A DIMINUIR A VONTADE DE COMER


18/10/2018 – 07H39 – POR BIANCA ALVES COM JULYANA OLIVEIRA

A – A +

ESTUDO CONFIRMA QUE BOAS NOITES DE SONO AJUDAM A DIMINUIR A VONTADE DE COMER

Publicada no Jornal de Psicologia Aplicada dos Estados Unidos, a pesquisa revelou que indivíduos que dormem bem tendem a descontar menos o estresse na comida

Aquela vontade de comer fast food chega ao entardecer? Saiba que dormir melhor ajuda a controla-lá (Foto: Getty Images/ Reprodução)

Se você tivesse que escolher entre dormir ou comer, o que você preferiria? Caso você não consiga responder essa pergunta, nós podemos te ajudar a encontrar a melhor solução. Um estudo publicado no Jornal de Pscicologia Aplicada, e realizado por cientistas da Universidade Estadual de Michigan e da Universidade de Illinois, comprovou que uma boa noite de sono pode ajudar a reduzir aquelas vontades malucas de comer fast food durante o dia ou ao entardecer.

+ LEIA MAIS | MÉTODO 4-7-8: A TÉCNICA DE RESPIRAÇÃO QUE VAI TE FAZER PEGAR NO SONO EM UM MINUTO

A pesquisa também comprovou quem enfrenta jornadas de trabalho estressantes tende a trazer sentimentos negativos para a mesa do jantar. Esse é um dos motivos pelo qual muitas pessoas acabam descontando a ansiedade e a tristeza na comida. “Outra descoberta chave mostrou como o sono ajuda as pessoas a lidar com esse problema depois do trabalho. Quando os trabalhadores dormiam melhor, eles tendiam a comer melhor, mesmo passando por tempos de estresse no dia seguinte”, afirmou a co-autora do estudo, Chu-Hsiang (Daisy) Chang, da Universidade Estadual de Michigan.

+ LEIA MAIS | 15 ALIMENTOS QUE TE AJUDAM A DORMIR

235 trabalhadores na China participaram do estudo, que concluiu que, quanto mais estressadas as pessoas ficavam, mais junk food consumiam, a menos que tivessem uma boa noite de sono. Isso acontece, porque dormir faz com que as pessoas sintam-se revigoradas, ajudando-as a lidar melhor com situações problemáticas.

+ LEIA MAIS | 13 PASSOS PARA DORMIR MELHOR

Além disso, o co-autor Yihao Liu, da Universidade de Illinois, afirma que comer é uma resposta natural ao estresse, utilizada para aliviar e regular sentimentos negativos, o que, muitas vezes, pode ser um sinal de queda no autocontrole pessoal.

+ LEIA MAIS | 8 MITOS SOBRE O SONO QUE VOCÊ NÃO DEVE ACREDITAR

Uma pesquisa realizada em 2014, pelo Instituto de Psicologia e Controle do Stress, revelou que 34,26% dos brasileiros consideram o seu nível de estresse alto. O questionário pedia que eles indicassem esse nível de zero a 10, considerando notas acima de 8,9 a irritação extrema. 4% dos entrevistados anotaram a pontuação máxima. Em comparação aos Estados Unidos, somos cerca de 14% mais estressados.

+ LEIA MAIS | 5 ATITUDES QUE PROMETEM MELHORAR A QUALIDADE DO SEU SONO

Nessa mesma pesquisa, 52,3% dos entrevistados afirmaram já terem sido diagnosticados com o estresse, sendo que 55,6% destes sofrem com ansiedade, 23,2% com depressão, e 10,4% com pânico. Quadros de gastrite e asma também são comuns e alcançam 32,6% e 20,4% dos diagnosticados, respectivamente.

+ LEIA MAIS | 10 ALIMENTOS QUE ATRAPALHAM O SONO

Dentre as causas do estresse, os problemas que mais tiram as pessoas do sério são relações interpessoais, dificuldades financeiras e sobrecarga no trabalho. Dessa forma, é melhor pegar leve ou não hesitar em ir para a cama cedo.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.