SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-TEATRO MUNICIPAL POTI CAVALCANTI, JÉSSICA DÉBORA OU PEDRO MIRANDA?


TEATRO...pa´g. 2.

TEATRO MUNICIPAL POTI CAVALCANTI, JÉSSICA DÉBORA OU PEDRO MIRANDA?

A construção do Teatro Municipal foi uma decisão pessoal do ex-prefeito de São Gonçalo do Amarante, RN, Poti Júnior, em 2001, início do seu segundo mandato. Tão pessoal quanto à homenagem feita a Poti Cavalcanti, seu pai.

A sua decisão de colocar o nome no Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti até hoje gera polêmica. Além de ser acusado pelos ativistas culturais são-gonçalenses de ter usado o poder do cargo para impor a sua vontade.

As obras do teatro estavam em fase de acabamento quando o vereador Teófilo Neto, incentivado pela secretária de Educação, Maria Tereza de Oliveira, sua irmã, teve a iniciativa de fazer o projeto de lei para homenagear o pedreiro, o palhaço e brincante Pedro Miranda.

Quando a notícia chegou aos ouvidos do prefeito rapidamente colocou a  tropa de choque em ação.  Logo o vereador Jessé Tavares de Morais sugeriu aos seus colegas o nome da professora Jéssica Débora, esta para educação do município não conheço legado de tal relevância. Mas o objetivo era dividir o movimento.

Da trincheira de Pedro a soldado Tereza e seu irmão desertaram. O terceiro suplente Geraldo Veríssimo de Oliveira assumiu por 30 dias em lugar do vereador Neto. Apesar de Veríssimo ser correligionário de Poti Júnior, desafiou o chefão e não retirou o projeto de pauta.

No momento da votação Chico Lima, saudosa memória, convenceu os ativistas culturais, entre estes, Gláucio PéduBreu, a se reunirem com ele numa sala anexa ao plenário da Câmara Municipal. Este foi o golpe mortal no movimento pró-Miranda.

Pois eles se reuniram acreditando que iriam decidir quem seria o homenageado. Enquanto isso o ex-presidente da Casa dos Bons Homens Maninho presidia a sessão que aprovou o nome do ex-prefeito Poti Cavalcanti. Logo após a votação, Geraldo foi até a sala e avisou que eles tinham sido enganados.

Ainda hoje há um abaixo-assinado com aproximadamente 200 assinaturas feito em defesa do nome de Pedro Miranda. Entretanto, quem andou publicando que os artistas vão usá-lo para retomar essa luta estão na verdade alimentando os discursos oportunistas dos políticos.

 

 

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.