SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-PADRE RECEBE HOMENAGENS DE EX-ALUNOS DO JARDIM DE INFÂNCIA


Quase 20 anos depois, cerca de 50 ex-alunos e professores reviveram todas as lembranças do Jardim Crisântemo, que funcionou na Paróquia São Lucas, no bairro Amarante, em São Gonçalo do Amarante, RN, região metropolitana de Natal.

O encontro com o padre, que ajudou na educação deles, aconteceu neste domingo, 12. Foi uma manhã de festa, emoções, canções que recordaram a infância na escola e muitas lembranças.

O padre Tiago Theisen, belga de Namur, viveu quatro anos da segunda guerra mundial, passou fome, sede e foi obrigado a fazer uma cirurgia na garganta sem anestesia. É sacerdote há 61 anos e desde que chegou no Brasil construiu 47 igrejas católicas, 34 jardins de infância, ambulatórios e clubes de apoio às mães na região metropolitana de Natal.

Teólogo, filósofo, matemático, biblioteconomista, sempre acreditou na educação como elemento de transformação social.

11885367_126300061047869_4735129899207805519_nA maioria das crianças que estudaram com o padre, hoje são profissionais  é que atuam  em diferentes setores da sociedade: engenheiros, pesquisadores, professores, autônomos, funcionários públicos do setor privado e outros. O sacerdote diz ter ajudado na formação de quase 42 mil crianças.

Rita de Cássia escreveu três livros sobre a liderança e a contribuição social do sacerdote. Diz que as iniciativas do sacerdote atendiam famílias pobres, de baixa renda que não tinham acesso a educação de qualidade. O Jardim de infância era o local onde parte das crianças fazia a única refeição do dia.

Dona Elita Melo, aos 84 anos de idade, era responsável pelo preparo das refeições das crianças na década de 80. Também organizava o jardim de infância. “Ele era muito bom. Deve muito favor a ele”.

Emocionada, a professora Conceição diz que “faz vinte anos que os ex-alunos perderam contato com o padre. Foi um momento emocionante o reencontro e de muitas homenagens”.

Lúcido e bem humorado, o padre falou de problemas sociais e política e disse que os os governos precisam investir menos em presídios e mais em educação.

Deixou um recado para que os ex-alunos sejam transformadores na sociedade.

FalaRN

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.