SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Gasto com inativos e pensionistas cresce 36% no RN


Deu no Valor Econômico:

Aderindo ou não à reforma previdenciária do governo federal, os Estados enfrentam o avanço das despesas com inativos. Em apenas um ano, de 2015 para 2016, os inativos e pensionistas avançaram de 38,72% para 40,2% da despesa bruta de pessoal total dos Estados. Enquanto a despesa com inativos avançou praticamente 10% de um ano para outro, o gasto bruto total de pessoal cresceu 6%. No mesmo período a fatia da despesa com ativos caiu de 60,41% para 58,19% da despesa de pessoal.

O levantamento leva em conta dados do relatório de gestão fiscal do Poder Executivo de 26 Estados, além do Distrito Federal. Apenas três Estados não tiveram avanço com o pagamento a aposentados e pensionistas de 2015 para o ano passado e nove registraram avanço acima de dois pontos percentuais. Mesmo retirando do dado agregado os Estados com altas despesas de pessoal e que decretaram calamidade financeira – Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Minas Gerais – a despesa com aposentados e pensionistas avança de 35,13% para 36,8% da despesa de pessoal.

Os Estados em calamidade, porém, estão entre os que mostram maior peso dos inativos em sua despesa total de folha, com índices acima da média do agregado. Em Minas os aposentados e pensionistas representam 45,77% da despesa bruta de pessoal em 2016 enquanto no Rio de Janeiro a fatia foi de 43,19%. Rio Grande do Sul é o Estado mais comprometido com os inativos, que chegam a 62,81% da folha bruta.

José Roberto Afonso, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre-FGV), ressalta que, como o elevado grau de gasto com aposentadoria é decisivo para a crise dos três Estados considerados falidos, o avanço dos demais reforça que a situação deles pode não ser isolada.

No caso do Rio Grande do Norte, o aumento na despesa com inativos e pensionistas foi de 36,01% em relação à despesa bruta com pessoal.

valor

Nenhum Comentário Até o Momento, Seja o Primeiro a Comentar!

Deixe o seu comentário!

SÃO GONÇALO DO AMARANTE RN-Gasto com inativos e pensionistas cresce 36% no RN
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *