RIO DE JANEIRO-RJ-UERJ pode se tornar primeira grande universidade fechada pelo PMDB, por Jean Wyllys


UERJ pode se tornar primeira grande universidade fechada pelo PMDB, por Jean Wyllys

Por Jean Wyllys, via Facebook
A Universidade do Estado do Rio de Janeiro, uma das maiores e mais conceituadas do país, corre sério risco de não reabrir as portas nesse ano. É isso que diz a carta aberta do Conselho Universitário, divulgada esta semana, endereçada ao governador Luiz Fernando Pezão. Segundo a universidade, faltam condições básicas de manutenção das atividades e os salários de novembro, dezembro e o décimo terceiro dos funcionários não foram pagos.
Quero dizer o quanto considero absurda essa precarização, principalmente pelo fato de se tratar de uma instituição de excelência, com vários dos melhores quadros de professores e alunos do país, capaz de formar profissionais de alto nível nas mais variadas áreas. A UERJ tem uma longa tradição na formação de profissionais de alto nível, algo que é essencial para idealização de um futuro melhor para o conjunto da população.
A crise pela qual passa o estado do Rio é vergonhosa. Ela deve ser colocada na conta do conluio entre políticos e empresários corruptos para obter vantagens individuais através do mal funcionamento do governo. É sintomático que nesse momento estejam presos, além de Sérgio Cabral, que tinha na sua casa uma privada polonesa, empresários do porte de Marcelo Odebrecht. Juntos, esses indivíduos levaram à ruína as contas públicas, enquanto ostentavam um estilo de vida similar ao de sheiks árabes.
É preciso esclarecer também que o estado do Rio atravessa uma crise sem precedente apenas meses depois da Olimpíada e da Copa do Mundo, quando o padrão de serviço apresentado às entidades internacionais na cidade parecia de primeiro mundo.
Nós devemos resistir a essa ameaça de fechamento. O encerramento das atividades nesse verdadeiro pólo de resistência e formação do pensamento crítico somente completaria o projeto nacional do PMDB. É de interesse cabal das lideranças dessa sigla [Eduardo Cunha; Sérgio Cabral; Renan Calheiros; Michel Temer; Eduardo Paes; Jorge Picciani etc] que a UERJ não volte a funcionar. A população deve tomar pra si o interesse de manter o funcionamento da sua melhor educação pública de ensino superior.
Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.