RIO DE JANEIRO-RJ-Polícia Civil apreende celulares e computadores de Flordelis em operação no RJ e DF


Por Felipe Freire e Bette Lucchese, TV Globo

 


00:00/00:00

Erro ao carregar o recurso de vídeo.

Ocorreu um problema ao tentar carregar o vídeo. Atualize a sua página para tentar novamente.

Acesso gratuito

Faça seu login grátis e tenha acesso ilimitado às exclusividades G1

Policiais civis e MP do Rio cumprem mandados em endereços ligados à deputada Flordelis

Policiais civis e MP do Rio cumprem mandados em endereços ligados à deputada Flordelis

Policiais da Divisão de Homicídios do RJ que investigam a morte do pastor Anderson do Carmo cumpriram nesta terça-feira (17) quatro mandados de busca e apreensão em endereços ligados à deputada federal Flordelis (PSD).

As equipes apreenderam celulares de Flordelis, de uma filha adotiva, a Rayanne, e de uma neta, Lorrayne. Ainda foram retidos computadores e tablets, além de documentos.

Dois dos filhos do casal estão presos pelo assassinato. A polícia ainda apura a motivação para o homicídio.

A suspeita é que Anderson foi morto por motivos financeiros e desavenças sobre a gestão patrimonial da família.

Polícia faz buscas no apartamento funcional da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) na Asa Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/ReproduçãoPolícia faz buscas no apartamento funcional da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) na Asa Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Polícia faz buscas no apartamento funcional da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) na Asa Norte, em Brasília — Foto: TV Globo/Reprodução

Onde as equipes estiveram

  • Local do crime, em Niterói;
  • Casa em Jacarepaguá, na Freguesia;
  • Gabinete no Centro do Rio, na Rua 1º de Março;
  • Apartamento funcional em Brasília, na Asa Norte.

O crime completou três meses nesta segunda-feira (16). Anderson foi morto com vários tiros, na garagem da casa da família, em Pendotiba, Niterói, em 16 de junho.

O advogado Fabiano Migueis, que defende Flordelis, disse ao G1 que a operação já era prevista, tendo em vista a abertura do segundo inquérito para investigar a deputada.

A assessoria de Flordelis afirmou que “a operação é um ato da investigação policial e, como tal, não precisa ser comentado pela deputada”.

Polícia cumpre mandado de busca na casa onde o pastor Anderson foi morto — Foto: Reprodução/TV GloboPolícia cumpre mandado de busca na casa onde o pastor Anderson foi morto — Foto: Reprodução/TV Globo

Polícia cumpre mandado de busca na casa onde o pastor Anderson foi morto — Foto: Reprodução/TV Globo

Veja, a seguir, como estão as investigações.

Filhos são réus

Há um mês, dois filhos do casal se tornaram réus. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro aceitou denúncia do Ministério Público do Rio contra Lucas de Souza e Flávio Rodrigues pelo assassinato do pastor.

Flávio é filho biológico de Flordelis. Lucas foi adotado. Eles terão que aguardar o julgamento em regime fechado.

De acordo com a denúncia do MP, Flávio vai responder por porte ilegal de arma de fogo. A acusação diz que foi ele quem atirou no pastor. Já o irmão teria sido seu cúmplice ao comprar a arma do crime.

Os dois são acusados de homicídio triplamente qualificado (por motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa da vítima), com pena prevista de 12 a 30 anos.

Reconstituição

A DH espera fazer no próximo sábado (21) a reprodução simulada do crime. Na semana passada, investigadores da Delegacia de Homicídios de Niterói e São Gonçalo estiveram no local do crime e intimaram dez pessoas.

Flordelis foi notificada posteriormente.

O objetivo da reconstituição, além de eliminar contradições, é descobrir se uma terceira pessoa participou do assassinato.

Caso chova, a simulação será adiada.

Investigação é do RJ, diz STF

Na volta do recesso do Supremo Tribunal Federal, dia 1º de agosto, o ministro Luís Roberto Barroso decidiu que o caso não tem relação com o mandato da parlamentar. Por isso, determinou a retomada da investigação no Rio de Janeiro.

Troca de acusações

No fim de agosto, Wagner Andrade Pimenta, conhecido como Misael, disse à polícia que a mãe adotiva foi a mentora intelectual do assassinato.

Misael afirmou que Flordelis manipulou os filhos até encontrar um que tivesse coragem para matar o pai adotivo.

Outros três filhos adotivos também prestaram depoimento e implicaram a mãe.

A defesa de Flordelis negou.

É muito sórdido tudo isso que o Misael tem feito com ela. Difícil de entender. O que ela percebe no Misael é uma ambição imensurável. Situação que ela começou a notar quando ele quis atropelar o projeto político do grupo e ser candidato a deputado estadual na eleição passada”, dizia a nota divulgada pela assessoria da deputada.

Para Flordelis, o atual vereador não gostou de ser preterido pela família. Segundo a nota, houve uma briga entre Misael e o pastor Anderson para decidir quem seria o candidato à Prefeitura de São Gonçalo nas eleições de 2020.

Trama começou em outubro de 2018

A TV Globo obteve o relatório final da Polícia Civil sobre o assassinato do pastor Anderson do Carmo. O documento mostra que há indícios de que a complexa trama familiar tenha sido iniciada em outubro de 2018.

A DH acredita que Anderson descobriu os planos para matá-lo. Carlos, seu irmão, é quem teria contado tudo.

Carlos também teria alertado o pastor sobre uma mensagem que viu no celular de Flordelis na qual a deputada dizia a Lucas dos Santos que bastava entrar no quarto e executar o serviço.

A suspeita de que o pastor vinha sendo envenenado também é investigada pela Delegacia de Homicídios de Niterói. Ele tomava remédio frequentemente e sem conhecimento, segundo depoimento de outra filha adotiva de Flordelis, Roberta dos Santos.

Policiais tentam desvendar a história de um crime que envolve uma família numerosa, onde muitos se acusam — Foto: Reprodução/TV GloboPoliciais tentam desvendar a história de um crime que envolve uma família numerosa, onde muitos se acusam — Foto: Reprodução/TV Globo

Policiais tentam desvendar a história de um crime que envolve uma família numerosa, onde muitos se acusam — Foto: Reprodução/TV Globo

Dúvidas que ainda pairam no caso

Onde está o celular do pastor?

O telefone celular do pastor, que poderia dar alguma pista sobre a motivação e autoria do crime, ainda não apareceu. De acordo com a investigação, o aparelho foi usado horas depois da morte.

A deputada sempre sustentou que o aparelho do marido desapareceu depois do crime, e que ela não teve contato com o celular.

Michele, uma das irmãs de Anderson; Daniel, o único filho biológico do casal, e a a pastora Gleice, uma amiga da família, afirmam que Flordelis teve acesso ao aparelho depois que Anderson foi morto.

Pelo menos duas mensagens foram repassadas do aparelho. Os textos foram repassados às 9h e às 10h07 de domingo (16), quando o pastor já estava morto.

No mesmo dia, um mototaxista prestou depoimento e contou que viu uma das netas da deputada Flordelis jogar um aparelho no mar.

Por que foi acesa uma fogueira no quintal da casa da família?

No dia 18 de junho, a Polícia Civil fez buscas na casa do casal e encontrou a pistola do crime. Os policiais também tentaram salvar objetos que estavam em uma fogueira feita no quintal da casa.

Apesar de ainda haver fogo, a maior parte do que havia sido queimado já tinha virado cinzas. O material foi encaminhado para a perícia.

Os investigadores tentam saber por qual motivo foi feita uma fogueira no quintal e o que teria sido queimado.

Lucas estava na casa durante o crime?

Imagens de câmeras de segurança obtidas com exclusividade pela TV Globo mostraram a movimentação na casa da deputada federal Flordelis antes e depois do crime.

Segundo as imagens, os investigadores acreditam que ele não presenciou o crime. Às 2h52 de domingo, dia do crime, um dos filhos entra sozinho na casa de Flordelis. Às 3h08, quem aparece nas imagens é outro filho, Lucas dos Santos, de 18 anos, que desce de um carro. Às 3h15, Lucas sai andando da casa dos pais.

Segundo investigadores, ele pegou um carro de aplicativo e foi para um bar. O motorista confirmou a versão.

Flordelis e o marido, o pastor Anderson Carmo, morto na casa da família neste domingo (16) — Foto: Reprodução/ FacebookFlordelis e o marido, o pastor Anderson Carmo, morto na casa da família neste domingo (16) — Foto: Reprodução/ Facebook

Flordelis e o marido, o pastor Anderson Carmo, morto na casa da família neste domingo (16) — Foto: Reprodução/ Facebook

Veja também

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.