RIO DE JANEIRO -RJ-BRASIL-Marilia Pera, na maior interpretação


img_7854

Ontem fui a um show inesquecível de Luiz Felipe Lima e Anna Luiza. Um dos convidados era Zeca Baleiro. Terminado o show ficamos até duas da manhã falando obviamente sobre música.

Um dos temas foi Roberto Carlos, o enorme intérprete que ele é. E, na conversa, lembrei da interpretação de Marília Pera no DVD das cantoras interpretando Roberto, que me foi apresentado pelo meu amigo Vinicius.

Enquanto combinávamos um sarau com cozinheiros especiais – o Luiz me disse que Baleiro é um cozinheiro de primeira – lembrei-me de um recado colocado no post pelo marido de Marilia, Bruno Faria, alertado pelo nosso Alfredo Machado.

Cheguei em casa pensando em escrever algo novo sobre Marilia e reiterar o convite para participar de um de nossos saraus.

Ai veio a notícia.

De Bruno Faria

Nassif meu caro,

Apesar de leitor regular seu, não havia visto esse post, quem me alertou foi meu amigo Alfredo Machado, leitor voraz de suas páginas.

Eu adoro a interpretação de minha mulher para essa música, tenho exatamente a mesma opinião da sua. Naquela noite, no Municipal de SP, após o último acorde, houve aqueles 5 segundos de catarse coletiva, até a plateia cair em rios de aplausos. Foi muito emocionante. Eu vi o Rei em êxtase.

Marília também agradece por suas palavras, enviamos nossas saudações e abraços.

Bruno Faria

Em tempo: acho que já te vi na praça de Higienópolis, pois adoro o cachorrodromo, numa próxima ocasião, se me permitir, vou me apresentar.

De 25/02/2015

Já vi a intensidade de Piaf, a tristeza sombria de Maisa, vi a dramaticidade de Callas o lirismo de Inhana, a voz poderosa de Elizeth e Elis vertendo sangue, vi a insuperável Nana, a intensidade doce de Alaide, a interpretação e a voz trêmula de Bibi.

Mas jamais vi algo que se equiparasse à interpretação de Marilia Pera, no especial de Roberto Carlos.

publicada há 4 horasatualizada há 2 horas

Amigos e familiares dão adeus a Marília Pêra em enterro no Rio

Sepultamento aconteceu neste sábado, 5 – mesmo dia da morte da atriz -, no cemitério São João Batista, na Zona Sul da cidade.

Cristiane Rodriguesdo EGO, no Rio

Sob muita emoção e aplausos o corpo da atriz Marília Pêra foi sepultado no cemitério São João Batista, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ela faleceu na manhã deste sábado, 5, em consequência de um câncer, foi velada na sala que leva o seu nome, no Teatro Leblon, em cerimônia que reuniu amigos e familiares por cerca de duas horas, e depois seguiu para o cemitério.

Coroas de flores (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Coroas de flores: mais de 30 para homenagear a atriz

O marido de Marília, Bruno Farias, estava bastante abalado, e foi consolado por amigos. O ex-marido da atriz, o jornalista Nelson Motta, e pai de suas filhas Nina e Esperança, também esteve no local.
O enterro foi rápido, e a família pediu para que a imprensa se afastasse no momento do sepultamento para que eles tivessem privacidade. Eles rezaram a oração do “Pai Nosso”, e logo depois aplaudiram muito.

Além do viúvo, de Nelson Motta –  que é ex-marido da atriz -, a cerimônia de despedida foi acompanhada pelos filhos dela, Nina, Esperança e Ricardo Graça Mello, e também por sua irmã, Sandra Pêra.

Nina Morena, filha caçula da atriz, de 35 anos, estava bastante emocionada, chorava muito e foi consolada pelo pai, Nelson Motta, que não conseguia falar.

No momento do sepultamento os presentes aplaudiram muito sob forte emoção. O túmulo da atriz ficou repleto coroas de flores e homenagens de amigos. Fãs não tiveram acesso ao local durante a cerimônia.

Ana Rosa emocionada (Foto: Alex Palarea /AgNews)Ana Rosa emocionada (Foto: Alex Palarea /AgNews)

No cemitério, muitos colegas de trabalho exaltavam o taleto e as qualidades pessoais de Marília Pêra.

A atriz Ana Rosa também foi prestar sua última homenagem à colega.
“A Marília dispensa qualquer tipo de adjetivo. Ela foi e sempre será Marília Pêra, uma estrela que vai continuar brilhando”, disse.

A atriz Cássia Kiss Magro foi uma da últimas a deixar o cemitério. Muito abalada, ela permaneceu ao lado da sepultura chorando muito mesmo após o sepultamento. Depois, ela ajudou a organizar as mais de 30 coroas de flores enviadas para homenagear a atriz Marília Pêra (veja no vídeo ao lado).

Bruno Farias sendo amparado (Foto: Alex Palarea /AgNews)O marido Bruno Farias sendo amparado 

O ator Marcos Caruso também falou da perda e do sentimento de agradecimento para com a colega de trabalho.
“São dois sentimentos: um de luto e um de agradecimento, porque um pouco de nós vai com ele e muito dela fica conosco”, definiu.

O ator Miguel Falabella preferiu não ir ao enterro, mas esteve no velório da atriz bastante emocionado.

Marieta Severo e Renata Sorrah (Foto: Alex Palarea /AgNews)Marieta Severo e Renata Sorrah no sepultamento

“Muitas vezes, ela estava cansada, e eu dizia: ‘Vai embora, Marília! Alguém diz a fala, e eu respondo’, e ela dizia que não. Ela fazia toda a diferença. Eu  via as grandes do mundo e ela,sem dúvida, está entre as grandes do mundo. Ela  é maravilhosa, grande. Tive a honra de estar no palco, no cinema e escrevendo para uma grande. É uma pessoa maravilhosa.  E eu disse para ela que eu estava escrevendo uma minisérie para ela. Ela não falava da doença para mim, e eu fingia que  ela não estava doente e dizia ‘estou escrevendo uma minisérie para você’,  e ela dizia que ‘bacana'”, disse Falabella.

Luta contra o câncer
Marília Pêra morreu na manhã deste sábado, 5, no Rio, aos 72 anos. Ela lutava contra um câncer havia 2 anos. Morreu em casa, ao lado da família, por volta das 6h da manhã. Marília deixa os filhos Ricardo Graça Mello, Esperança Motta e Nina Morena e o marido Bruno Faria.

Segundo sua irmã, Sandra Pêra, a atriz teve momentos difíceis nos dois últimos dias, e morreu na companhia do marido Bruno Farias e da filha Nina Morena.

“É muito difícil falar de tudo. Falar agora. Estive com ela até ontem [sexta] à noite. Tivemos dois dias bastante difíceis, mas depois que vim embora, ela ficou com o marido e a filha. Ela morreu dormindo, com o Bruno (Farias) e a Nina (Morena) ao lado dela”, disse Sandra bastante emocionada.

O ator Miguel Falabella, com quem Marília Pêra trabalhava em “Pé Cova”, esteve no velório da atriz e deu depoimento bastante emocionado sobre a convivência deles (veja no vídeo ao lado).

Nina Morena, filha de Marília Pêra (Foto: Alex Palarea /AgNews)Nina Morena, filha de Marília Pêra, foi amparada pelo pai, Nelson Motta (Foto: Alex Palarea /AgNews)
A atriz Niana Machado, a Bá de Pé na Cova (Foto: Alex Palarea /AgNews)A atriz Niana Machado, a Bá de Pé na Cova (Foto: Alex Palarea /AgNews)
Bruno Farias, marido de Marília (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Bruno Farias (de óculos), marido de Marília (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Sandra Pêra, irmã de Marília (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Sandra Pêra, irmã de Marília: muito abalada (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Nelson Motta, ex-marido (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Nelson Motta, ex-marido (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Coroas de flores (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Coroas de flores (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Cássia Kiss (Foto: Roberto Teixeira/EGO)Cássia Kiss (Foto: Roberto Teixeira/EGO)
Marília Pêra em Pé na Cova (Foto: Divulgação/TV Globo)Marília Pêra em Pé na Cova (Divulgação/TV Globo)

Vida e obra
Filha do casal de atores Manuel Pêra e Dinorah Marzullo, Marília fez sua estreia no teatro com apenas 19 dias de vida, no colo de uma amiga de sua mãe, em uma peça em que precisavam de um bebê em cena. Aos quatro anos, atuou profissionalmente pela primeira vez ao lado de seus pais na montagem de Medéia, em que vivia uma das filhas da personagem principal.

Na adolescência, enquanto estudava teatro, também fez aulas de piano e balé. Como bailarina, atuou em musicais e revistas como “Minha Querida Lady” (1962), ao lado de Bibi Ferreira, e “O Teu Cabelo Não Nega” (1963), biografia de Lamartine Babo no qual fez Carmen Miranda – papel que repetiu algumas vezes ao longo de sua carreira.

Ainda nos palcos, Marília encenou montagens que até hoje são lembradas, entre elas “Onde Canta o Sabiá”, “Se Correr o Bicho Pega”, “A Ópera dos Três Vinténs” e “O Barbeiro de Sevilha”. Graças ao seu talento, foi considerada como uma das grandes damas do teatro brasileiro.

Marília Pêra em Meu Bem Querer (1998) (Foto: TVGlobo / Divulgação)Marília Pêra em Meu Bem Querer  

Em 1965, foi contratada pela Globo para fazer parte do elenco que iria inaugurar a emissora. Logo nos primeiros anos da TV protagonizou as novelas “Rosinha do Sobrado” e Padre Tião”. Além dessas tramas, atuou com destaque em “O Cafona” (1971), “Uma Rosa com Amor” (1972),  “O Primo Basílio” (1998)  “Lua Cheia de Amor”(1990), “Cobras & Lagartos”, “Duas Caras” (2007) e “Ti Ti Ti” (2010).

Seu último trabalho na TV foi na série “Pé na Cova”, que atualmente exibe sua quarta temporada. Na comédia, Marília viveu Darlene, uma das personagens principais da história.  Desde 2013 no ar, o programa pode contar com o seu talento em quase todos os episódios, exceção apenas para os primeiros da terceira temporada (que entrou no ar em março de 2014). Na ocasião, ela enfrentou um grave problema no quadril que a afastou de suas atividades profissionais.

Na foto compartilhada por Nina Morena, Marília segura Nina nos braços e tem Esperança Motta ao lado (Foto: Reprodução/Instagram)Marília com as filhas 

Em 2015, a atriz teve sua vida e obra contadas no Sambódromo do Anhembi ao ser tema da escola de samba Mocidade Alegre, de São Paulo. Também neste ano, foi a grande homenageada da 43ª edição do Festival de Gramado, um dos principais evento de cinema do país.

Filhos
Aos 18 anos, em 1961 Marília se casou com o ator Paulo Graça Mello, com quem teve Ricardo Graça Mello.  Entre 1972 e 1997 foi casada com Nelson Motta, com quem teve Nina Morena e Esperança Motta. Desde 1998 ela era casada com o economista e produtor Bruno Farias.

Veja mais fotos do sepultamento abaixo

Bruno Farias (Foto: Alex Palarea AgNews)Bruno Farias (Foto: Alex Palarea AgNews)
Cássia Kis e Maitê Proença (Foto: Alex Palarea AgNews)Cássia Kis e Maitê Proença (Foto: Alex Palarea AgNews)
Enterro de Marília Pêra (Foto: Roberto Teixeira / ego)Enterro de Marília Pêra (Foto: Roberto Teixeira / ego)

 

Bruno Farias (Foto: Roberto Teixeira / ego)Bruno Farias (Foto: Roberto Teixeira / ego)
Bruno Farias (Foto: Roberto Teixeira / ego)Bruno Farias (Foto: Roberto Teixeira / ego)

 

Corpo deixando o velório  (Foto: Ag.News)Corpo deixando o velório e seguindo para o enterro (Foto: Ag.News)
Elisa Lucinda (Foto: Ag.News)A atriz Elisa Lucinda acompanhou a saída do velório de Marília Pêra(Foto: Ag.News)

 

 

Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.