RIO DE JANEIRO- BRASIL-Incêndio no shopping Nova América, Rio, atinge grandes proporções


fogo_1

Do G1 Rio

Chamas consomem parte do shopping Nova América (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo )Chamas consomem parte do shopping Nova América (Foto: José Lucena/Futura Press/Estadão Conteúdo)
saiba mais

 

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping Nova América, em Del Castilho, no Subúrbio do Rio, no começo da tarde desta segunda-feira (16). Pelo menos cem bombeiros de dez quartéis (entre eles Méier, Ramos, Central, Vila Isabel, Caxias, Jacarepaguá) combatem o fogo, com 30 carros.

A intensidade do fogo era tanta que paredes do prédio desabaram por volta das 13h55. A assessoria do shopping afirmou que não havia vítimas.

O fogo teve início pouco depois do meio dia. As chamas se alastraram rapidamente. Imagens aéreas mostravam o telhado do prédio sendo consumido. Uma intensa nuvem de fumaça podia ser vista de longe.

Segundo a assessoria do shopping, o centro de compras estava vazio no momento em que o fogo começou, já que está fechado por causa do carnaval. A praça de alimentação abriria ao meio-dia. Nesta segunda e na terça (17) haveria banda de marchinhas na Rua do Rio.

Ainda segundo a assessoria do shopping, o fogo começou em uma área de escritórios e depósitos. As causas ainda são desconhecidas. O local tem cerca de 300 lojas.

Isaías de Oliveira Ferreira, funcionário de um restaurante do Nova América (Foto: Henrique Coelho/G1)Isaías de Oliveira Ferreira, funcionário de um
restaurante do Nova América
(Foto: Henrique Coelho/G1)

Isaias de Oliveira Ferreira, funcionário do shopping, estava perto do local de início das chamas, e disse que a fumaça comecou por volta de 12h40.

“Começou o fogo e percebemos que a fumaça estava forte. A brigada do Shopping tentou controlar, mas não conseguiu. E demoraram 40 minutos para chamar o corpo de bombeiros”, disse ele, funcionário de um restaurante.

“Demorou uma hora para chegar o primeiro carro de bombeiros”, disse outro funcionário.

André Mariano de Araújo, dono de uma loja de sorvetes, disse que teve perda total.

“Vamos agora aguardar e ver quanto tempo vai demorar para reconstruir. Pelo menos eu tenho seguro”, disse ele.

De acordo com o Centro de Operações da Prefeitura do Rio, o trânsito no entorno do shopping não precisou ser interditado.

A concessionária do Metrô Rio também informou que a estação Del Castilho continuou funcionando normalmente.

A antiga fábrica de tecidos Nova América no final da década de 1920 (Foto: Reprodução da internet)A antiga fábrica de tecidos Nova América no final da década de 1920 (Foto: Reprodução da internet)

 

História
O Shopping Nova América foi inaugurado em 1995, preservando a arquitetura original da fábrica da Companhia de Tecidos Nova América, toda em tijolinhos, estilo inglês do início do século. Ao longo de duas décadas, ganhou várias extensões, com segmentos para salas comercias onde se instalaram escritórios, escolas, universidades, consultórios médicos.

Em 1925, era inaugurada a Companhia de Tecidos Nova América, numa época em que o Rio de Janeiro passava por uma completa remodelação e se modernizava com a instalação de fábricas, e com a facilidade de transporte dos bondes.
A Nova América Tecidos chegou a ser uma das maiores e mais tradicionais fábricas do de tecidos do país.

Em 1991, a fábrica foi desativada e transferida para a unidade de Fonte Limpa, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense.

O shopping é muito visitado por moradores da Zona Norte e do Subúrbio do Rio por causa de suas lojas âncoras, pela facilidade de transporte, já que há uma estação de metrô dentro da área do shopping, e pela Rua do Rio, uma alameda de paralelepípedos e postes de iluminação que simula uma rua do Rio Antigo, onde funcionam vários bares e restaurantes.

Nuvem de fumaça podia ser vista de longe (Foto: Henrique Coelho / G1)Nuvem de fumaça podia ser vista de longe (Foto: Henrique Coelho/G1)

 

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.