REFLEXÃO;SERVINDO AO SENHOR COM AÇÕES DE GRAÇAS – Salmo 100


Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os habitantes da terra. 2 Servi ao Senhor com alegria, e apresentai-vos a ele com cântico. 3 Sabei que o Senhor é Deus! Foi ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto. 4 Entrai pelas suas portas com ação de graças, e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome. 5 Porque o Senhor é bom; a sua benignidade dura para sempre, e a sua fidelidade de geração em geração.   Salmo 100

Este Salmo é um salmo sobre ação de graças, adoração e de conhecer a Deus.É um Salmo dirigido aos corações de homens e mulheres. Ele apela para louvor e ação de graças e adoração com alegria. Não era apenas um apelo a Israel para louvar a Deus, mas para “toda a terra” (Salmo 100:1). 

Quando o salmista fala de adoração, ele não está simplesmente falando de algo que ocorreu no Templo de Jerusalém, mas de serviço contínuo à Deus. 

Este Salmo é tão relevante hoje quanto era na época em que foi escrito. Deus ainda quer que seu povo “celebre com júbilo ao Senhor.” Se estamos reunidos com os santos ou estamos servindo a Deus em nossa caminhada diária, este serviço, de acordo com o salmista, é de expressar alegria e júbilo. 

Os cristãos têm todo o motivo para louvar a Deus por Seu grande amor por nós, por nos adotar como filhos por meio de Jesus Cristo (Efésios 1:3-14), e este Salmo é um convite ao louvor. O salmista articula esta citação de louvar com três diretivas: Celebre, sirva e venha. Em outras palavras, o salmista deseja que “toda a terra” se submeta ao poder e a presença do Deus. 

Quando uma pessoa celebra com júbilo ao Senhor, então ela “serve ao Senhor com alegria” (Salmo 100:2). A adoração do salmista reflete uma fé de confiança, uma vida de rendição e uma resposta fiel a Deus que deve ser refletida em todas as áreas de nossa vida cada hora do dia. Este ato é uma renovação de um de estilo de vida, em outras palavras, é a reordenação da vida, vivida em harmonia com os ensinamentos das Escrituras, para a glória de Deus. 

O salmista quer que o povo de Deus saiba que o Senhor é Deus, porque foi Ele quem nos fez, e somos dele; somos o seu povo e ovelhas do seu pasto”(Salmo 100:3). Jesus é o nosso Pastor e os crentes são o seu povo e ovelhas do seu pasto.

Os salmistas continua: “Entrai por suas portas com ações de graças e em seus átrios com louvor; dai-lhe graças e bendizei o seu nome” (Salmos 100:4). Quando os israelitas entraram em “suas portas”, este ato de entrar na área do Templo com canto fez com que os filhos de Israel refletissem sobre as bênçãos de Deus. Salmos 136 é um exemplo clássico de uma “salmo de ação de graças” que chama a atenção para a bondade de Deus. Este Salmo começa assim: “Dêem graças ao Senhor, porque ele é bom. O seu amor dura para sempre!” Nós também, devemos refletir sobre a bondade de Deus, especialmente o nosso êxodo do mundo das trevas para o reino do Filho amado de Deus (Colossenses 2:13).

Salmos 100:4 intensifica o convite para entrar em seus átrios com ações de graças e louvor. Mas o salmista não para com esta convocação. Ele dá as razões para a ‘ação de graças’ e o ‘louvor’: “Porque o Senhor é bom e seu amor dura para sempre; Sua fidelidade continua por todas as gerações”(Salmo100:5). Assim como este ato de ação de graças e louvor manteve os israelitas focados em suas responsabilidades para com Deus, assim também, o ato de ação de graças e louvor ajuda o crente a manter as coisas em perspectiva adequada.  

Precisamos lembrar que a ação de graças deve ser a atitude do crente em todos os momentos, porque: Louvor, ação de graças e adoração é uma maneira em que expressamos nosso amor ao Senhor. 

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5:18) 

Durante esta época do ano e sempre, que a ação de graças resida em nossos corações, quando damos todo  louvor e glória a Deus por meio de Jesus, nosso Redentor.download (5)

5/5 - (1 vote)



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.