REFLEXÃO;“NÃO ANDEIS ANSIOSOS….” Mateus 6.25-34


O texto acima, aos olhos do ser humano sem Deus, apresenta-se totalmente ilusório diante da correria da vida. Como não ser ansioso diante de uma sociedade ansiosa? Impressionante notar que Jesus estava falando diretamente a uma população ansiosa. Na realidade as pessoas estavam ansiosas e muitas delas desesperadas diante de algumas coisas da vida. Diversas eram suas preocupações e insegurança, tais como:

  1. Quanto às coisas materiais – Jesus estava falando de  comida, bebida e  vestes. Coisas básicas para a sobrevivência humana. No entanto,  apresenta uma proposta contrária a tudo aquilo que as pessoas experimentavam no dia a dia.  “Não é a vossa vida mais que o alimento e o corpo mais que as vossas vestes” (v.25)…. “Observai as aves dos céus…..”(v.26).  Sua mensagem visava alertar para com os cuidados de Deus. Ele nunca deixou seus filhos abandonados e não será com comida, bebida ou vestes que isso irá acontecer. No projeto de Deus está a preservação das nossas famílias. Quantas famílias, em nossos dias, estão sofrendo e se destruindo por causa do material.  Temos encontrado tempo para observar as necessidades de nossa esposa ou esposo – de nossos filhos de filhas?
  2. Quanto ao tempo de vida – No versículo 27 lemos: “Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida?” ( + ou – 46 centímetros). “Considerai com crescem os lírios….” Jesus sabia que a ansiedade das pessoas influenciava na qualidade de vida  e consequentemente nos seus relacionamentos.  Quantas famílias estão se destruindo por causa do tempo.  Temos encontrado tempo para observar e considerar o crescimento dos nossos filhos,  ou mesmos nos gestos e atitudes de amor que o nosso conjugê procura revelar? É possível fazer isso quando buscamos a orientação do Espírito Santo de Deus
  3. Quanto ao dia de amanhã – No versículo 31 o Mestre alertou sobre este assunto,  dizendo:  “não vos inquieteis quanto ao dia de amanhã….” Esse versículo parece totalmente desconecto com a nossa realidade em pleno século XXI.  Quem de nós não está preocupado com o dia de amanhã?  Jesus não estava dizendo para não se preocupar.  Ele estava alertando contra o desespero que a ansiedade provoca em nós.  Por causa do dia de amanhã, muitos tem perdido o sono.  Quantos pais e filhos deixam de se abraçar e beijar,  pois as preocupações do amanhã os afastam. Na orientação bíblica descobrimos que na crise precisamos nos unir. 

    Não sei se você está na situação idêntica  às pessoas do tempo de Jesus.  Não sei quais são seus problemas familiares hoje.  Não sei o grau de sua ansiedade e preocupação com as coisas materiais.  Não sei como tem sido o seu tempo em família.  Não sei quais suas preocupações com o dia de amanhã.  Porém uma coisa eu sei – há uma determinação explícita de Jesus a todos os que desejam sair deste marasmo de vida espiritual. “Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça”. Deus exige prioridade.  Coloque Deus em primeiro lugar e as demais coisas acontecerão naturalmente em sua vida e na vida de sua família. Deus continua fiel e  deseja cuidar do seu lar. Permita que o Espírito Santo de Deus dirija o seu lar e todos falarão a mesma língua (Pentecostes)  e haverá paz e vida.

     

    Rev. Silas de Oliveira

Leia mais: http://www.ipil.org.br/news/%E2%80%9Cn%C3%A3o-andeis-ansiosos-%E2%80%9D-mateus-6-25-34/download (4)

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.