RECIFE PE- Operação intensifica fiscalização de pescados e nutricionista dá dicas para compras da Semana Santa


A Operação Pescado, deflagrada por inspetores da Vigilância Sanitária do Recife, intensifica a fiscalização para monitorar a qualidade dos peixes e frutos do mar que estão sendo vendidos na Semana Santa. Para ajudar os consumidores, uma nutricionista dá dicas de como escolher os produtos e evitar problemas durante o período. (Veja vídeo acima)

A ação da Vigilância segue até sexta-feira (19). Mercados públicos e supermercados da cidade são alvo de capacitação e inspeção sanitária.

O comerciante que não cumprir as normas sanitárias pode ser autuado com apreensão e inutilização do produto. Um processo administrativo sanitário prevê multa de R$ 40 a R$ 400 mil.

A nutricionista Anne Alves explica que, além da limpeza do local de venda dos pescados, o consumidor precisa avaliar alguns aspectos dos peixes e dos frutos do mar.

“Para comprar um peixe fresco, é necessário prestar atenção se o animal está com os olhos bem abertos, salientes, com guelras visíveis e avermelhadas e uma pele com escama aderente, brilhosa, sem viscosidade”, aponta a profissional.

Ômega 3, presente nos peixes, é um potente aliado à saúde do cérebro e do coração — Foto: TV Globo/ReproduçãoÔmega 3, presente nos peixes, é um potente aliado à saúde do cérebro e do coração — Foto: TV Globo/Reprodução

Ômega 3, presente nos peixes, é um potente aliado à saúde do cérebro e do coração — Foto: TV Globo/Reprodução

Segundo Anne Alves, também é preciso avaliar as condições dos produtos congelados. “O peixe tem que ficar sempre no congelador, tanto no mercado quanto na cozinha de casa. O produto não pode ser deixado na geladeira, até que seja temperado. O ideal é tirar as vísceras e congelar a peça inteira”, explica a nutricionista.

Importância

Anne Alves ressalta que não é só na Semana Santa que peixes são importantes para a alimentação. O animal é rico em nutrientes, fonte de proteínas, vitaminas e “gordura boa”, popularmente conhecida como Ômega 3.

“O Ômega 3 é famoso e um potente aliado para a saúde do cérebro e do coração. É também um super anti-inflamatório que ajuda em doenças crônicas, neurodegenerativas e vasculares. É receitado até para mulheres em período gestacional”, orienta.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.