Qual a idade ideal para aposentadoria ?


download (3)

velinhas do bolo é motivo de comemoração para quem aniversaria, mas do ponto de vista previdenciário esse momento pode gerar indagações sobre a melhor hora para procurar o INSS. Com tantas mudanças na legislação previdenciária, afinal qual a melhor hora para se aposentar? Qual a idade ideal para dar entrada na aposentadoria por tempo de contribuição?

Em tempos de fator previdenciário, trabalhar mais tempo e dar entrada no INSS quando se estar mais velho sem dúvida melhora o cálculo do salário de aposentadoria. Todavia, nem sempre essa solução é boa. Não se pode esquecer que o adiamento da jubilação também pode representar prejuízo. Deixar de receber salário todo mês pode ser temerário. A espera por algo melhor só se apresenta viável quando a recuperação do que deixou de receber não demorar tanto tempo. E essa resposta varia caso a caso. Por isso, é importante procurar especialista e fazer projeção de renda.

A idade ideal para se aposentar é aquela que não interfere negativamente no cálculo do fator previdenciário. Este cálculo leva em conta a idade. Quanto mais novo, menor a aposentadoria. O problema é que todo ano o fator previdenciário muda em razão de o IBGE anunciar novos índices de expectativa de vida do brasileiro. A expectativa é uma das variáveis que compõem a matemática do fator previdenciário. Logo, todo ano a idade ideal muda tão logo o IBGE anuncia que o brasileiro tem mais expectativa de vida.

Enquanto a expectativa de vida estiver crescendo ano a ano, o fator previdenciário sempre vai empurrar a idade ideal para mais longe. Com melhor qualidade de vida, mesmo estando longe de padrões europeus, a população está envelhecendo cada vez mais no Brasil, conforme a Tábua de Mortalidade do país.

Uma idade que normalmente costuma ser inofensiva para o fator previdenciário é a partir dos 60 anos, quando o fator não causa prejuízo.

Algumas variáveis devem pesar na decisão de escolher a idade ideal. Se o trabalhador esta acometido de alguma doenca grave, que exija se aposentar logo para garantir uma renda. Quem tem trabalho paralelo normalmente não se preocupa se vai ter prejuízo no INSS, já que tem um fonte de renda complementar. A solução depende da situação de vida de cada um.

Nem sempre é válido adiar por muito tempo uma aposentadoria, pois a recuperação do dinheiro (pelo que deixou de receber) também vai ser demorada. E, no meio do caminho, a pessoa pode vir a falecer e nada receber. Antes de tomar uma decisão, avalie bem sua conjuntura pessoal e, de preferência, faça uma simulação das perdas e o prazo que passará para resgatar o que deixou de receber, caso resolva realmente adiar para ter uma idade na qual o fator previdenciário não seja tão agressivo. Até a próxima.

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.