Projetos sociais da Voltalia beneficiam comunidades de idosos em Serra do Mel e Areia Branca (RN)


A população da terceira idade que vive nas comunidades das Vilas Pará e Amazonas, localizadas em Serra do Mel (RN), e de Serra Pará, no município de Areia Branca (RN), é atendida pelos projetos sociais coordenados pela Voltalia, empresa produtora de energia elétrica a partir de fontes renováveis. Estas ações proveem melhor qualidade de vida por meio de cuidados não apenas à saúde, mas também de valorização ao ser humano.

Projetos sociais da Voltalia beneficiam comunidades de idosos em Serra do Mel e Areia Branca RN
Projetos sociais da Voltalia beneficiam comunidades de idosos em Serra do Mel e Areia Branca RN

Em Serra do Mel (RN), foram implantadas duas “Academia do Idoso”, uma na Vila Pará e outra na Vila Amazonas, que se caracterizam por serem estações de treinamento completas, com equipamentos para movimentar todos os grupos musculares. Cerca de 200 idosos exercitam diariamente não apenas o corpo, como a mente e fomentam os relacionamentos interpessoais.

Já a comunidade de Areia Branca (RN), conta com a Casa do Ancião, assistida pela Fundação de Apoio ao Idoso, vinculada à Secretaria Municipal de Assistência Social. O espaço, atualmente, é o lar de 24 idosos, oferecendo toda a assistência a eles. Com o auxílio da área socioambiental da Voltalia, a Casa do Ancião será reformada e ampliada, passando a uma capacidade de atendimento a 40 idosos e, consequentemente, assegurando melhores momentos aos moradores.

Projetos sociais da Voltalia beneficiam comunidades de idosos em Serra do Mel e Areia Branca RN
Projetos sociais da Voltalia beneficiam comunidades de idosos em Serra do Mel e Areia Branca RN

A Casa do Ancião vive, atualmente, uma realidade muito difícil. Não possui espaço adequado para funcionamento, conforme as determinações da ANVISA/SUVISA. Os espaços são restritos para desenvolver qualquer tipo de atividade para melhoria na qualidade de vida dos idosos acolhidos e na prestação de serviços. Desta forma, os idosos sofrem com ociosidade e baixa estima. A falta de recursos para manutenção de equipamentos e reformas dificulta para que sejam cumpridas todas as normas e padrões de atendimento. Com a reforma e ampliação que serão promovidas pela Voltalia, todas as dificuldades mencionadas serão resolvidas.

Os idosos acolhidos na Casa do Ancião são originários de diversas localidades do município de Areia Branca, de ambos os sexos e faixas etárias variadas. A Casa é uma residência coletiva, que atende tanto idosos independentes em situação de carência de renda e/ou de família quanto àqueles com dificuldades para o desempenho das atividades diárias, que necessitam de cuidados prolongados. Os motivos mais frequentes para a entrada dos idosos na Casa são o fato de não ter família ou um cuidador na família, seguido por situações como alcoolismo, maus tratos, negligência, violência física/psicológica, dentre outros. Esses idosos são encaminhados, principalmente, por familiares, pela Assistência Social (CREAS) ou por amigos e/ou vizinhos, Promotorias (Ministério Público), determinação judicial e população de modo geral.

Tanto a Academia do Idoso quanto a Casa do Ancião, são a oportunidade para a Voltalia de cuidar da população que contribuiu para o crescimento da comunidade local, além de proporcionar melhores condições físicas e sociais.

A Academia do Idoso em números:

  • Dois espaços foram planejados e equipados para atender às populações das Vilas Amazonas e Pará, no município de Serra do Mel (RN);
  • 80 famílias, cerca de 400 pessoas, são beneficiadas na Vila Amazonas. Na Vila Pará, são 59 famílias, aproximadamente 295 pessoas;
  • Além dos idosos, toda a população local pode utilizar o espaço, que é público.

A Casa do Ancião em números:

  • Instalada no município de Areia Branca (RN), foi reformada e ampliada para atender seus moradores.
  • Atualmente, é o lar de 24 idosos e com a reforma passa a ter capacidade para abrigar até 40 idosos, onde são assegurados todos os cuidados, incluindo médicos.
  • A Casa do Ancião foi fundada em 1984, tendo 33 anos de existência.
  • Denominada Fundação Rita Fernandes – Fundação de Apoio ao Idoso –  o nome casa do ancião “Rita Fernandes de Souza” foi colocado em homenagem à vereadora Rita Fernandes de Souza, sua fundadora, e se manteve até 1989.
5/5 - (1 vote)



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.