Presos são decapitados durante rebelião em presídio no Paraná


img_1_3_6861Pelo menos dois presos foram assassinados e outros três ficaram gravemente feridos em rebelião que ocorre desde o início da manhã deste domingo (24) na Penitenciária Estadual de Cascavel (oeste do Paraná). De acordo com o Departamento de Execução Penal (Depen), os dois presos mortos foram decapitados. Uma terceira morte, anunciada pelos presos rebelados por volta das 16h30, ainda não foi confirmada pelo Depen. Já os três feridos foram jogados do telhado da penitenciária pelos líderes do motim. Eles foram encaminhados ao Hospital Universitário (HU) da Unioeste. Há ainda o registro de vários outros presos feridos com menor gravidade. 

Reprodução/Catve
Reprodução/Catve



A rebelião teve início no momento em que um agente penitenciário que servia o café da manhã foi rendido pelos presos, que fizeram refém mais um agente penitenciário e colegas de detenção. Os presos rebelados subiram para o telhado da unidade, onde exibiram os reféns e faixas com a inscrição PCC, em referência à organização criminosa Primeiro Comando da Capital. Eles reclamam de falta de estrutura, má qualidade da alimentação e restrições quanto às visitas. Segundo o Depen, não há superlotação na unidade, que teria 1044 presos ocupando 1182 vagas. 

Segundo o Sindicato dos Agentes Penitenciários (Sindaspen), até às 17h de hoje os agentes Emerson Rodrigo e Anderson Panato seguiam como reféns dos presos rebelados. O diretor do Depen, Cezinando Vieira Paredes está na unidade desde às 13h30, comandando as negociações. Segundo ele, 60% do presídio está tomado e vários pavilhões foram destruídos, o que obrigará, após o fim do motim, a transferência de centenas de presos para outras unidades do Estado. O Batalhão de Operações Especiais (Bope) também está no local desde às 13h30, aguardando ordem para entrar no presídio, caso necessário. Por volta das 16h, a secretária de Justiça eCidadania, Maria Tereza Uille Gomes também chegou ao local. 

O presidente do Sindaspen, Antony Johnson, disse que a rebelião era uma tragédia anunciada. “Devido a falta de investimento no Sistema Penitenciário, não há profissionais tanto operacionais, como técnicos. Não há manutenção nas unidades. A rebelião já era ameaçada há semanas”, disse. “Sem o investimento necessário, o Sistema sempre estará refém de crises como essa. O preso reclama que a comida esta ruim, que não há advogados para que seu processo ande, não há o mínimo de material de higiene, o efetivo de Agentes Penitenciários baixíssimo, todos esses fatores juntos, uma tragédia é mais que anunciada”, acrescentou. 

Os rebelados também incendiaram colchões e destruíram diversas alas. 

O diretor do Depen, Cezinando Paredes, também participa das negociações. Os presos também exigem a presença de representantes do Judiciário. 

Não há previsão para o término da rebelião. 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.