PERNAMBUCO -PE-Figurante da Paixão de Cristo há 38 anos, idosa diz: ‘tenho saudade quando termina’



A aposentada Euflausina já caracterizada para participar a Paixão de Cristo (Foto: Joalline Nascimento/G1)A aposentada Euflausina já caracterizada para participar a Paixão de Cristo (Foto: Joalline Nascimento/G1)

A aposentada Euflausina já caracterizada para participar a Paixão de Cristo (Foto: Joalline Nascimento/G1)

A aposentada Euflausina Maria Maranhão tem 78 anos e há 38 participa da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém como figurante. Duas semanas antes do espetáculo e durante a temporada de apresentações, a idosa se acorda às 5h, realiza os afazeres domésticos e às 13h segue em caminhada por estradas de barro para chegar à cidade-teatro antes das 14h.

Dona Filó, como é mais conhecida, se orgulha de nunca ter chegado atrasada para a prepração dos figurantes em Nova Jerusalém. Ao G1, ela conta como foi o começo da história dela dentro das muralhas da cidade-teatro. “Antes eu vendia doces e lanches na frente [de Nova Jerusalém]. Plínio e Diva me deixaram vender as coisas aqui. Depois, fui convidada para ser figurante, onde estou há 38 anos”, detalha.

Fora das muralhas, a aposentada espera a hora de entrar com outros mais de 400 figurantes. A ordem de entrada é por faixa etária – dos mais velhos aos mais novos. Para ela, esta época é a melhor do ano. “Eu gosto muito de vir pra cá. Eu me sinto muito feliz. Todo ano fico pensando: ‘será que meu convite vai chegar?’ Quando chega, é uma alegria. Tenho saudade quando termina”, comemora.

Dona Filó pegando o figurino no guarda-roupa  (Foto: Joalline Nascimento/G1)Dona Filó pegando o figurino no guarda-roupa  (Foto: Joalline Nascimento/G1)

Dona Filó pegando o figurino no guarda-roupa (Foto: Joalline Nascimento/G1)

A idosa ainda relata que além de gostar de atuar no espetáculo, outro fator colabora para ela participar da Paixão de Cristo há quase quatro décadas. “Eu me distraio, vejo minhas colegas e ainda ganho um dinheirinho. É muito bom”, diz.

Para este ano, Euflausina já sabe o que fazer com o cachê da temporada: fazer pequenas reformas na casa. Apesar dos quase 80 anos, ela também conta que não fica cansada com a rotina intensa durante as encenações e ensaios. “Se eu chegar em casa e tiver coisa pra fazer, eu faço. Deus me dá coragem pra trabalhar”, afirma.

A aposentada tem sete filhos e mora com um deles. Os outros seis moram em outros municípios, mas ela os vê com frequência. “Minha filha que mora no Recife queria me levar para a casa dela na Semana Santa, mas eu não fui. Disse que preferia trabalhar em Nova Jerusalém”, brinca Filó.

A aposentada segue em caminhada da casa dela até Nova Jerusalém todos os dias (Foto: Joalline Nascimento/G1)A aposentada segue em caminhada da casa dela até Nova Jerusalém todos os dias (Foto: Joalline Nascimento/G1)

A aposentada segue em caminhada da casa dela até Nova Jerusalém todos os dias (Foto: Joalline Nascimento/G1)

Preparativos para atuar na Paixão
Dona Filó aguarda com os outros figurantes o momento da caracterização – que ocorre por volta das 15h30. A idosa troca de roupa e espera o momento de entrar em cena. “Filó é uma referência para todos. De disciplina, cuidado, atenção. Ela é muito profissional. Temos cuidado com ela nas cenas de correria, para ela não se machucar. O que queremos é mantê-la no espetáculo”, ressalta o ator e assistente de direção, Alberto Brigadeiro.

Idosa realiza todos os afazeres domésticos antes de ir para a cidade-teatro (Foto: Joalline Nascimento/G1)Idosa realiza todos os afazeres domésticos antes de ir para a cidade-teatro (Foto: Joalline Nascimento/G1)

Idosa realiza todos os afazeres domésticos antes de ir para a cidade-teatro (Foto: Joalline Nascimento/G1)

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.