PENDÊNCIAS RN-Sorria, este é o Carnatal das Selfies!


5c354fdcf8a23e1711934c605f75a22e

Sozinho, a dois ou até em grupo, as selfies dominam todos os espaços do carnatal 2014. Quem diria que quando a fotografia foi criada (lá no século XIX) ela iria chegar tão longe, ou melhor, tão peeerrrto, ao nosso alcance, a apenas alguns toques para registrar e revelar aos amigos, familiares e toda a web!

O dicionário virtual colaborativo WIKIPÉDIA conta que Selfie  é “a junção do substantivo self (em inglês ‘eu’, ‘a própria pessoa’) e o sufixo ie, um tipo de fotografia de autorretrato, normalmente tomada com uma câmera digital de mão ou celular com câmera”.

Neste 24º carnatal, que até este domingo, reúne mais de 160 mil pessoas no arena das dunas, fazer uma selfie virou mania entre os foliões. Seja no corredor da folia, nos camarotes, nas arquibancadas ou na pipoca, está todo mundo sorrindo, fazendo caretas, clicando muuuuito e compartilhando toooodos os lances, num ritmo alucinante, marcado pela velocidade da internet e suas mídias interativas!

São sorrisos, olhares, caretas e gestos que resignificam a maior micareta do Brasil, seja via instagram, facebook, snapchat, twitter e circulando pelos grupos do whatsapp. Experimenta pesquisar a hashtag #carnatal2014 em qualquer uma dessas redes sociais digitais e espie! Bem vindo ao Carnatal das Serfies!

Tenho acompanhado a cobertura corporativa da festa e percebo que os autorretratos digitais estão ganhando espaços significativos durante a transmissão da folia, não apenas as selfies, mas também o retrato das selfies, como neste registro feito pela equipe e compartilhado pela fanpage. =>

A social media Bruna Louzá, que integra a equipe de transmissão do carnatal, opina que as selfies estão fazendo sucesso: “Aquele velho pedido de ‘tira aqui uma foto pra mim, por favor?’ tem ficado pra trás. O celular virou acessório indispensável nos eventos e a câmera frontal uma grande solução para a auto suficiência fotográfica”.

O jornalista Alexandre Mulatinho, afirma que a selfie representa a participação ativa do personagem em um evento, acontecimento ou fato. “Ela agrega valor de aprovação e satisfação com aquele acontecimento ou mesmo para um desabafo. É algo tão significativo que as pessoas querem dizer ao mundo que estão participando alí, naquele instante, de um reencontro ou de um contato com um artista  e postar nas redes sociais de imediato”, explica.

Mulatinho conta que para a comunicação profissional de um evento como o carnatal, o fenômeno da Selfie pode ser considerado a chancela do folião afirmando que gostou do novo formato do evento e está dizendo isto com a própria imagem de satisfação. “Para nós que estamos organizando o evento, observamos as imagens para mensurar as opiniões expostas nas redes sociais e promover ajustes quando necessário”, relata.

Finalizando este post, lembro que termo selfie foi considerado a palavra do ano em 2013 pelo dicionário de inglês Oxford. E se você quiser ler mais sobre este assunto, te convido a acessar este outro post que publiquei no site pernambucano Digaí, confira: Selfies: muitos selfies para 2014!

E aí, já fez sua #selfie neste carnatal?

Créditos:

Foto 01: Humberto Martins, estudante de Direito. 

Foto 02: Foliões fazendo uma selfie. Registro da equipe Carnatal publicado originalmente em https://www.facebook.com/carnataloficial  

Foto 03: Ricardo Araújo, repórter da Tribuna do Norte; Alexandre Mulatinho, assessor de imprensa da Destaque; e Gabriela Duarte, repórter da 96 FM.

  

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.