PENDÊNCIAS RN-SE ALGUÉM NÃO QUER TRABALHAR, TAMBÉM NÃO COMA


preguica

                   II Tessalonicenses 3:10

 

Há pessoas viciadas no trabalho. Trabalham noite e dia, domingos e feriados, sem qualquer tempo para descansar. Isso não está bem, pois estão a ferir de morte o seu corpo, que é, ou deve ser, o templo do Espírito Santo. Essas pessoas devem pensar no mandamento de Deus: – “seis dias trabalharás e farás toda a tua obra, mas no sétimo dia descansarás”, pois é o dia do Senhor. O próprio Deus nos deu o exemplo, criando o mundo em seis dias e descansando no sétimo, não por estar cansado (Deus não se cansa, nem se desgasta, nem se fatiga – Isaías 40:28), mas para nos dar o exemplo e por outros motivos que nos devem levar à reflexão e meditação. O trabalho deve ser feito com método, empenhamento e no tempo próprio, pois tudo tem o seu tempo (Eclesiastes 3:1-8).

Outros, porém, têm o vício de não trabalhar. São preguiçosos e estão esperando comer o pão que os outros granjearam com o seu trabalho. Isto também está muito mal, pois cada um deve comer o seu pão honesto, com o suor do seu rosto (Genesis 3:17-19).

Ambas as atitudes estão erradas. A atitude de ser escravo do trabalho, pela ambição desmedida, pois basta a cada dia o seu mal e o amanhã se bastará a si mesmo (Mateus 6:33-39) e a atitude do preguiçoso, que se torna desonesto, por não cooperar no trabalho da coisa comum e não prover o seu sustento. Esse precisa de ir aprender com a formiga diligente (Provérbios 6:6-11)-

Parece que na Igreja de Tessalónica havia alguns crentes que, empolgados pela doutrina da segunda vinda de Jesus, tinham deixado seus trabalhos e estavam a viver na ociosidade, possivelmente vivendo à custa de  alguns que, embora crendo e esperando Jesus na  Sua glória, continuavam a trabalhar e a operar como se isso pudesse acontecer naqueles dias ou muitos dias depois.

É assim que devemos viver. Trabalhando como se Jesus só venha daqui a mil anos, mas vivendo na fé, no amor e na justiça como se Ele venha já amanhã. Esta deve ser a atitude do bom cristão — trabalhar com empenho e honestidade e viver sóbria, recta e piamente a vida em Jesus.

E “se alguém não quiser trabalhar, então não coma também”. O trabalho dignifica o homem.

Não sejamos “religiosos fanáticos” ao ponto de não querermos trabalhar.

 

publicado por archote às 08:34
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.