PENDÊNCIAS RN -Projeto Pequeno Samurai, chega ate Pendências com força total!


IMG_1882

Na noite de ontem, nosso blog foi convidado para registrar o marco cultural e esportivo na cidade de Pendências, com a chegada do Projeto Pequeno Samurai, através dos instrutores Paulinho e Aldelan, juntamente com o professor Flavio Cantarelli, natural de Pendências, que hoje reside em Guamaré. O Professor Flavio Cantarelli, não tem a função de professor a toa, mas pelo fato de ser faixa preta no Jiu-Jitsu, sendo campeão Brasileiro até 88kg em 2013, em Janeiro desse ano, campeão sul-americano entre outros títulos.
Em conversa, o professor Flavio nos concedeu uma pequena entrevista sobre o projeto. Sendo as perguntas estas;
Onde nasceu o projeto pequeno samurai? 
 “O projeto pequeno samurai começou na cidade de Natal no ano de 1993, especificamente no bairro das quintas. É um projeto total totalmente voltado as crianças carentes, que estejam devidamente atriculadas em uma escola. É um projeto sem fins lucrativos, com o único intuito de realizar a inclusão social.”
Quantas cidades existe o projeto pequeno samurai? 
“As cidades que estão com o projeto, é a cidade de Guamaré que pela qual é a grande incentivadora, que hoje patrocina o projeto na cidade, onde eu estou a frente, juntamente com o professor Felipe Sabino. Também tem a cidade de Macau, que estou no projeto diretamente a frente. No distrito de Macau a Cohab, especificamente no IFRN com o professor Felipe Sabino. Aqui na cidade de Pendências, estou a frente com os instrutores, Aldelan Ferreira e Alfredo Paulinho. Na cidade de Alto do Rodrigues, agente tem o projeto pequeno samurai no Muay Thai com o professor Rafael Leones.”
 Quantas crianças esse projeto abrigas nessas cidades? 
“No total hoje só de crianças entre 5 e 17 anos, nos temos 182 englobando todas as cidades. E atletas no total nos temos 235 atletas, comandas por minha pessoa.”
Quais o requezitos necessário para as crianças se encaixe nesse projeto? 
“Os requezitos necessários para uma criança entrar nesse projeto é que ela esteja devidamente matriculada em uma escola e ela tenha a idade entre 5 e 17 anos.”
Qual a maior dificuldade para manter um projeto social desse porte?
“A maior dificuldade que nos encontramos é uma politica que vá viabilizar o acontecimento do projeto, por exemplo; Na cidade de Guamaré temos o apoio do Prefeito Helio e da secretaria de esportes Larissa Maiara. Na cidade de Macau estamos fechando com o prefeito Kerginaldo Pinto. Estamos contado se Deus quiser e com a força e a vontade que todos nós temos aqui nesse projeto, para que o prefeito Ivan Padilha, chegue junto e faça realmente o projeto pequeno samurai aconteça. E na cidade de Alto do Rodrigues o Professor Rafael Leones, conta com a ajuda do Prefeito Abelardo.”
Quais são os matérias necessário para que esse projeto aconteça?
“O primeiro material que precisamos e que realmente é necessário é o material humano, então realmente a procura aqui esta sendo muito grande porque aqui hoje encontramos dois instrutores que serão futuros professores, o Aldelan e o Paulinho que eles tem um empenho muito grande. Então esse é o primeiro fator relevante. E as crianças que estão procurando o nosso projeto, pois a principal nessecidade que nos temos é de Kimonos adequado ara que agente possa dar continuidade ao nosso trabalho. E no momento, eu alem de ser professor faixa preta 3º gral de Jiu-Jitsu, eu sou também psicanalista, então de uma forma geral o aluno da gente ele sempre vai esta guiado para a inclusão social.”
O projeto pequeno  samurai já esta na quantidade limite de alunos. O que deveria ser feito para que ele continuasse a crescer?
“Para que esse projeto continue a crescer, e não pare a onde estar já que chegou a um limite máximo, nos deveremos colocar o projeto em um papel e apresentarmos as autoridades competentes, para que possamos viabiliza-lo como utilidade publica, como assim? Um projeto que vai abranger mais crianças, que agente possa ter a participação dos professores da rede municipal, particular e estadual, e que agente pudesse ter um espaço maior para podermos abrigar melhor todas essas crianças.”
Quais os fins lucrativos que os professores tem no  projeto pequeno samurai em pendencias?
“Não existe remuneração aos instrutores de nenhuma forma, a unica coisa que nós professores ganhamos com isso é a inclusão social do aluno do projeto na cidade de Pendências, e fazendo que os valores familiares sejam aplicados aos seus dia-dia.”
Professor Flavio Cantarelli, o que acha da politica do Prefeito Ivan Padilha a respeito do esporte nessa cidade? 
“Realmente depois que o prefeito Ivan assumiu a prefeitura de Pendências o esporte teve um avanço muito grande, pois o prefeito Ivan viabilizou muitas coisas para que o esporte pudesse acontecer, tanto isso que a população acredita na sua gestão e estão cada vez mais colocando os seus filhos para serem atletas, porque sabem que contam com uma politica adequada para isso. O prefeito esta de parabéns ao fazer toda estrutura esportiva caminha cada vez mais nessa cidade.”
O que acha da nomeação de Wellington para secretaria de esporte? E vem fazendo um bom trabalho professor Flavio? 
“O secretario Wellington, caiu como uma luva na secretaria de esportes na cidade de Pendências, pois sinceramente eu morei muito tempo aqui e o esporte de Pendências estava muito defasado, e com a entrada do secretario Wellington as atividades esportivas, por ser uma pessoa esportiva, e que se empenha e que faz de tudo para que seja realizado uma boa pratica esportiva na cidade, e com isso Pendencias só tem a ganhar.”
“Quero aqui agradecer, a todas as pessoas que compõe esse projeto e principalmente a prefeitura de Guamaré que fez o núcleo do esporte acontecer com o prefeito Helio Miranda e a secretaria Larissa Maiara. Agradeço ao meu professor Felipe Sabino por dar continuidade na cidade de Guamaré. Agradeço aos meus instrutores na cidade de Macau, na cidade de Pendências com o Aldelan e o Paulinho. Agradeço ao instrutor Rafael Leones na cidade de Alto do Rodrigues. E dizer que a cidade de Pendências esta de parabéns por ter um prefeito e um secretario dispostos ao esporte pendenciense.”
(OBS; Perguntas e respostas, elaboradas pela equipe do Projeto, sem nenhuma intervenção do nosso blog)

 

0 comentários:

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.