Pendências RN; ESTADO – Zika tem mais de 6 mil suspeitas


170702

O Estado tem 73 casos de zika vírus confirmados e  6.261 notificações desde janeiro deste ano, embora o Ministério da Saúde diga que a introdução no Brasil do vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – o mesmo da dengue e chikungunya -, tenha sido a partir de maio. Os dados foram repassados pela subcoordenadora da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Estadual da Saúde Pública (Sesap), Kristiane Carvalho Fialho.

Em relação ao vírus da dengue,  até o dia 7 de novembro (semana epidemiológica 44), a Sesap confirma 5.528 casos dentre 26.577 casos suspeitos notificados. Segundo a Sesap, os municípios com maior número de casos de zika vírus eram, até ontem, Natal (22) – que responde por 30,14% dos casos da doença no Estado, contra 69,86% do interior -, Parnamirim (14) e Guamaré (10).

Kristiane Fialho admite também, que pode ocorrer subnotificação de casos desta doença, a exemplo do que acontece com outras patologias. No caso do zika tem um agravante, “porque é uma doença nova pra gente, começou a circular na África (anos 40) e é muito parecida com os sintomas da dengue e da febre chikungunya”, avalia.

Postado por Altonoticias



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *