PENDÊNCIAS RN-Democracia boa é a que nos dá razão, por Romulos


Ou: o (enorme!) desafio de debater hoje em dia
Por Romulus & Núcleo Duro
Um post de trás para frente: primeiro a conclusão, depois o comentário e só por último a discussão.
*
A “conclusão” (inconclusiva!)
Temos falado bastante sobre dissonância cognitiva e pós-verdade nos últimos meses. Vemos, para o nosso desespero, que acometem até interlocutores nossos dos mais inteligentes e bem educados.
Li em um artigo que “a grande sacada” da pós-verdade não é propriamente convencer o leitor do <<fato falso>> (contradição em termos) veiculado na <<notícia falsa>> (idem). Mas sim, pelo menos, semear a dúvida, por menor que seja. Relativizar. O que fará com que se valorize menos a “verdade científica” e a “opinião dos experts” que o fato falso (false fact) nega.
Num debate de internet iguala-se (ou se pode igualar), em termos de peso (representatividade), o consenso cientifico de 99% da comunidade acadêmica à opinião divergente, minoritária, do 1% restante. Ou seja: aquele “cientista” “folclórico”, que opera nas margens da Ciência – fringe Science.
(Google)
Na verdade, vamos além: as bolhas e algoritmos das redes sociais podem inverter essa proporção, transformando o 1% em 99% (ou por que não 100%?) para quem “gosta” de – e dá “like” para – ele.
*
Ainda nesse tocante, acho “interessantes” os artigos recentes do Nassif desancando a “era da mediocridade das redes sociais”. Não deixam de transparecer um elitismo – e despeito – de quem sente saudades do peso maior que tinha como “~ formador ~ de opinião” nos bons (?) tempos de império da imprensa como propagador de ideias.
Pergunta:
– O desprezo dele pelo “Homer Simpson” que não aceita a “verdade revelada” por ~ ele ~ (Nassif) em seus artigos se distancia muito do desprezo do Dallagnol e do Moro pelo “pobre ignorante que não sabe votar” – e cujo poder de decisão a casta dos concursados “deve cassar pelo bem geral da nação”?
O que eu quero dizer é que a discussão é mais profunda do que simplesmente “pós-verdade” e “algoritmos de redes sociais”:
– Trata-se da própria democracia!
E, no contexto de um processo de democratização brutal, da tendência NATURAL (intuitiva?) de, “sendo um iniciado”, fazer cara feia para a diminuição do peso da sua opinião – e da sua vontade / voto! – diante da ascensão de um exército de “não iniciados”, já agora autonomizados.
Sejam os “Homer Simpson” do Nassif ou “os pobres que votam no PT” pros de Curitiba… passam a prescindir da inter~media(!)~ção dos “doutos iniciados” para formar suas próprias convicções. E, o que é “pior”, também para convencer outros “iguais”!
O “povão” das redes sociais e grupos de whatsapp não “emburreceu”. Apenas ganhou um microfone, antes negado.
Olha eles aqui com microfone ~ antigamente ~:
“Hunt season” – o ~ abate ~ de gays na SP de Jânio Quadros
Select rating
Nota 1
Nota 2
Nota 3
Nota 4
Nota 5

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.