Pendências RN; Chefe de investigação da delegacia de polícia de Macaíba entrega o cargo por falta de estrutura


Setor-de-transportes-da-policia-civil-veiculos-abandonados-WR-4-1024x679

Diego Hervani

Repórter

A falta de estrutura das delegacias do Rio Grande do Norte é um dos principais problemas que atingem o sistema de segurança do Rio Grande do Norte e atrapalham o trabalho dos policiais. Cansado dessa situação, o chefe de investigações da DP de Macaíba, Rayff Targino, entregou o cargo.

“Recebemos a delegacia no ano passado sem nenhuma munição. Quatro policiais estavam sem armas, inclusive eu. Eu estou há 15 anos na Polícia Civil e ontem eu recebi a minha primeira pistola fornecida pelo Estado. Informei aos órgãos competentes essa situação, que a DP estava sem munição, com coletes vencidos. Também estávamos sem receber as diárias operacionais. Reclamei durante muito tempo. Como não fui atendido, para não colocar em risco a minha integridade e a dos outros colegas, no dia 30 de setembro eu entreguei a chefia de investigação”, afirmou Rayff, que ainda completou. “Estou dando meu expediente normal até que o meu pedido seja atendido ou não. Hoje tenho condições de ir para a rua, com a pistola nova. Não sou obrigado a tirar do meu bolso para comprar arma e munições para ir trabalhar. Em razão dessa situação toda, a DP foi encaminhada para a corregedoria, todo mundo fica calado, com medo. Mas eu não fico calado”.

No que diz respeito às diárias operacionais, Rayff conta que tem policial que há muito tempo não recebe o valor. “Policiais nossos foram convocados para trabalhar na Copa do Mundo e ainda não receberam as diárias operacionais. Eu me neguei a ir para a Copa. Só iria se fosse obrigado. A diária operacional é para o policial se manter durante esse serviço extraordinário e deveria ser paga antes do serviço. Os policiais têm que tirar dinheiro do próprio salário para manter um serviço extraordinário. Uma diária operacional hoje de um PC mais barata que um pedreiro. A de um pedreiro é de R$ 100 e a de um PC gira em torno de R$ 60″.

Rayff ainda disse que as condições de trabalho na DP de Macaíba são “desumanas”. “Os policiais trabalham entre 10 e 12 horas por dia. Nos últimos dias recebemos cerca de 250 munições, pistolas e coletes. Mas ainda temos dois policiais que trabalham com revólver. Eu não quero trabalhar com revólver. Os bandidos chegam com uma pistola, que disparam 20 tiros em três segundos e os policiais estão com um revólver com seis munições. Ainda temos uma viatura com documentação toda atrasada. Os policiais dirigem um veículo irregular. Como você vai trabalhar assim? Isso é desumano”.

Apesar de todos os problemas, a quantidade de homicídios teve uma queda significante. De acordo com dados apresentados por Rayff, entre janeiro e agosto deste ano, 46 assassinatos foram registrados no município da Grande Natal. No mesmo período de 2013 esse número foi de 60. “Tudo isso graças aos esforços do delegado Normando (titular da DP de Macaíba) e de toda a equipe. Temos 13 policiais aqui que se esforçam ao máximo, mesmo sem termos as condições ideais de trabalho. Muitas vezes saímos para trabalhar com munições e armas compradas por nós mesmos”, comentou o chefe de investigações.

Para finalizar, Rayff contou que foi prometido que na próxima semana novos equipamentos irão chegar na delegacia. “Essa semana nós recebemos quatro pistolas novas, pois tínhamos quatro policiais que estavam sem armamento. Também recebemos alguns coletes e como falei anteriormente, também recebemos 250 novas munições. Para a próxima semana nos foi prometido outros equipamentos. O problema é que esses equipamentos precisam ser renovados depois de uma época, mas não existe um planejamento para isso”.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.