PENDÊNCIAS – MORADORES DENUNCIAM CRIME AMBIENTAL DA POTIPORÃ QUE ESTÁ PREJUDICANDO A SAÚDE DA POPULAÇÃO


IMG-20140428-WA0009

Os moradores de pelo menos três bairros do município (Pendências do Meio, Massapê e Pendências de Cima), denunciam crime ambiental praticado pela empresa Potiporã que é responsável pelo beneficiamento de pescado (camarão) na cidade e faz parte do Grupo Queiroz Galvão.

 

A empresa que emprega um bom número de pessoas, faz sua faz quando o assunto é contratar pessoas da cidade, mas está sendo denunciada por mais de 400 pessoas, em virtude do mau cheiro exalado de uma lagoa próximas a essas residências.

Ontem, 27, um caminhão que transportava restos dos camarões (cabeça e casca) que seriam levados para as fazendas do grupo, terminou caindo do caminhão e se espalhando pela Avenida Domingos Praxedes. Indignados, a população recolheu o que tinha caído e foi deixar na portaria da empresa, alguns mais exaltados, espalhou os restos nos vidros da portaria da empresa.

A ação foi acompanhada  de perto pelos seguranças da empresa, mas não revidaram a ação da população.

Não é de hoje que a população reclama da empresa. Há anos que a população reclama do mau cheiro insuportável que vem de uma lagoa onde são jogados líquidos, restantes da operação do beneficiamento do pescado.

Produtos para diminuir o odor eram colocados, mas nos últimos anos, a empresa não vem fazendo esforço concentrado para resolver rapidamente o problema que além de ser um grande crime ambiente, está prejudicando a população.

 

EM VÍDEO MORADOR RECLAMA DA EMPRESA

 

 

O mau cheiro prejudica alunos nas Escolas nas comunidades, que são obrigadas a inalar o odor, além disso famílias que residem próximo a lagoa, não podem dormir, nem fazer as refeições, pois o mau cheiro se faz presente durante todo o dia. “Esse fedor é pior do que várias flatulências resultantes da mistura dos alimentos ovo, cebola e batata”, disse um morador. A fedentina insurportável é sentida a  mais de 1km de distância

No sábado passado, parte da população fez um manifesto emfrente a empresa e na última terça-feira, representantes da comunidade tiveram acesso a um dos diretores da empresaque, segundo os representantes, ficou garantido, por parte da empresa, uma solução para o problema até dia 08 de maio. Mas, a população além de não acreditar nas promessas da diretoria, não está aguentando tanto mau cheiro.

Uma das pessoas que residem nos bairros afetados pela fedentina, nos confidenciou que é grande o número de pessoas que procuram os postos de saúde com problemas respiratórios e mal estar devido a inalação o mau cheiro que vem das águas servidas da empresa.

De acordo com Pepeu, líder do movimento, a intenção não é da empresa encerrar as atividades, mas sim, da Potiporã encontrar rapidamente uma solução para o problema da fedentina que está prejudicando a população. Com a lagoa cheia, moradores também identificaram a existência de uma nova bacia clandestina onde a empresa já despejava mais líquidos.

Falamos com os seguranças que estavam trabalhando na noite de ontem, mas eles disseram que nada podiam fazer, pois estavam alí para dar segurança e que também, não tinha nenhum contato telefônico da diretoria da empresa. Um dos representantes da população nos conseguiu o contato de Cristiano que é gerente de beneficiamento da empresa, mas nossas ligações não foram atendidas.(Alto Noticias 10).

Postado por Neto Barbosa – Alto do Rodrigues-R

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.