PENDÊNCIAS-MACAU-GUAMARÉ-ALTO DO RODRIGUES-CARNAUBAIS-ASSU-IPANGUASSU-RN-Instituições como IBGE e Petrobras estão sendo ‘depreciadas’, diz Marina


marina

20/09/2014 13h11 – Atualizado em 20/09/2014 13h37

Instituições como IBGE e Petrobras estão sendo ‘depreciadas’, diz Marina

IBGE admitiu ‘erros graves’ na Pnad e disse que desigualdade caiu no país.
Para candidata do PSB à Presidência, erros são ‘reflexo de má gestão’.

Marcello CarvalhoDo G1, em Campinas

Candidata Marina Silva em entrevista coletiva neste sábado, em Campinas (SP).  (Foto: Marcello Carvalho/G1)Candidata Marina Silva em entrevista coletiva neste sábado, em Campinas (SP). (Foto: Marcello Carvalho/G1)

A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, afirmou neste sábado (20), em Campinas (SP), que a Petrobras e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão sendo “depreciados” no governo da presidente Dilma Rousseff.

Nesta sexta (19), o IBGE admitiu ter cometido “erros graves” nos dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) referente a 2013. Já a Petrobras é alvo de investigação da Polícia Federal e do Ministério Público Federal devido a denúncias de um esquema de propina em contratos de empresas com a estatal.

“Eu não sou de fazer pré-julgamentos, não faço com meus adversários aquilo que eles tem feito comigo. O que eu posso dizer é que instituições que antes eram respeitadas estão sendo depreciadas no atual governo. É o que aconteceu com a Petrobrás e é o caso do IBGE, que é uma instituição importante, que tem pessoas comprometidas, mas é reflexo de má gestão, que cria essa situação inaceitável”, afirmou Marina Silva antes de participar de um ato com militantes do PSB.

O problema na pesquisa Pnad está relacionado aos números das regiões metropolitanas de sete estados brasileiros, o que afetou o resultado nacional em vários segmentos. A desigualdade de renda proveniente do trabalho, por exemplo, diminuiu em vez de aumentar, como primeiramente constava na pesquisa divulgada. O índice de desigualdade anunciado primeiramente para 2013 foi  0,498 – o número correto, segundo o instituto, é 0,495.

Diante dos erros, o governo anunciou a criação de duas comissões para investigar o que ocorreu. Uma delas será formada por especialistas independentes que serão convidados a analisar se todos os dados da pesquisa estão corretos. A outra será uma comissão interna de sindicância, destinada a apurar as responsabilidades pelas falhas e que poderá resultar na punição de funcionários do IBGE.

Tecnologia
No ato público em Campinas, que reuniu em um audiório lideranças do PSB na cidade paulista, Marina Silva prometeu aumentar investimentos em tecnologia, se for eleita presidente da República.

“Nós sabemos o quanto a tecnologia e inovação são importantes. Hoje existe um baixo investimento nessa área. Nós vamos ampliar os investimentos em tecnologia para que chegue a 2% do PIB do país e não 1,1% como é hoje”, disse.

 

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.