PENDÊNCIAS-MACAU-GUAMARÉ-ALTO DO RODRIGUES-CARNAUBAIS-ASSU-IPANGUASSU-NATAL-RN-Mais de 30% dos reservatórios no Rio Grande do Norte estão em colapso


download (1)

Postado em  Hoje – 10:55

Mais de 30% dos reservatórios no Rio Grande do Norte estão em colapso

Foto: Canindé Soares

 

De acordo com a segunda edição do boletim Monitoramento dos Reservatórios do Semi-Árido publicado no mês de outubro pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa/MCTI), informa que no Rio Grande do Norte 13 reservatórios estão em situação de colapso.

Segundo o documento, para um reservatório chega nessa situação é necessário que ele esteja com menos de 10% de sua capacidade de armazenamento. Este número representa 30,88% dos 43 reservatórios monitorados no estado.

O levantamento ainda explica que nove reservatórios no RN estão sem informação, que são aqueles que não possuem informação de volume nos últimos 90 dias. Entre cheio e em vertendo, reservatório com mais de 100% de sua capacidade de armazenamento, nenhum foi verificado no estado.

O estudo traz a situação das reservas de água em 345 reservatórios da região. No momento, o volume armazenado na região semiárida é de 33%, pouco abaixo do registrado no RN, que chegou a 36%. Nas microrregiões dos semiáridos paraibano e pernambucano, o percentual de acumulação de água nos reservatórios é ainda menor, respectivamente de 25% e 13%.

O levantamento tem como base os dados divulgados pelas seguintes instituições: Agência Nacional de Águas (ANA), Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Fuceme), Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (Semarh-RN).

 



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *