Passageiros viajam 40 km entre aeroportos para fazer conexão no RN


hj2

02/06/2014 01h39 – Atualizado em 02/06/2014 01h39

 

Passageiros viajam 40 km entre aeroportos para fazer conexão no RN

Voo vindo de Lisboa pousou no Augusto Severo às 23h20 deste domingo.
Passageiros em conexão foram de van para o novo aeroporto.

 

 

Fernanda ZauliDo G1 RN

 

126 comentários

 

Voo que veio de Lisboa desembarcou no Augusto Severo (Foto: Fernanda Zauli/G1)Voo que veio de Lisboa desembarcou no Augusto Severo (Foto: Fernanda Zauli/G1)

Em meio a lojas fechadas e guichês desativados, passageiros que vieram de Lisboa no voo TP005, da TAP Linhas Aéreas, desembarcaram no Aeroporto Augusto Severo às 23h20 deste domingo (1º). Dos 257 passageiros que desembarcaram, 4  tiveram que ir para o novo aeroporto do Rio Grande do Norte, em São Gonçalo do Amarante, de van para realizar conexão em voos nacionais. A distância entre os dois terminais é de 40 quilômetros. Nenhum dos quatro passageiros quis falar com o G1O novo aeroporto começou a operar no sábado (31) e o Augusto Severo seria entregue à FAB e desativado imediatamente para voos comerciais. No entanto, a falta do alfandegamento do novo aeroporto fez com que os voos internacionais continuassem no Augusto Severo.

Novo aeroporto fica a 40 quilômetros da Via Costeira (Foto: Arte/G1)

Outro grupo de passageiros que embarcou para Lisboa a 0h50 também utilizou o terminal de Parnamirim. O novo aeroporto do Rio Grande do Norte começou a operar com voos nacionais, mas não teve autorização da Receita Federal para receber voos internacionais porque não tem o termo de alfandegamento.

Durante todo o sábado (31), nem o Consórcio Inframérica, responsável pela administração do novo aeroporto, nem a Agência Nacional de Aviação Civil sabiam onde o voo da TAP pousaria.

O Consórcio Inframérica chegou a divulgar que os voos internacionais iriam pousar no novo terminal. Somente na noite de sábado a Anac autorizou o pouso de voos internacionais no Aeroporto Augusto Severo, que foi desativado com a inauguração do novo terminal.

O desencontro de informações gerou dúvidas nos passageiros e alguns foram para o novo aeroporto. Foi o caso da engenheira Mainomi Carvalho, de 32 anos. “Eu fui para o novo aeroporto porque anunciaram que o voo partiria de lá. Não houve nenhum comunicado oficial da companhia aérea sobre a mudança do local de embarque. O que eu sabia era que esse aeroporto de Parnamirim estava desativado”, disse. Ao chegar no novo aeroporto a engenheira foi informada de que o voo partiria do antigo terminal e o Consórcio Inframérica disponibilizou um carro para levá-la ao local correto do embarque.

De acordo com a TAP Linhas Aéreas, seis passageiras foram para o aeroporto errado. Todos tiveram direito ao transporte gratuito para o antigo terminal.

O professor Gilson Medeiros, de 55 anos, estava no Aeroporto Augusto Severo aguardando a esposa que chegava de Lisboa. Segundo ele, a certeza de que a esposa desembarcaria no Augusto Severo só veio no local. “Foram tantas informações desencontradas que eu passei o dia angustiado sem saber onde deveria buscar minha esposa. Só quando eu cheguei aqui e perguntei no balcão da Infraero foi que eu tive certeza de que o desembarque seria aqui”, disse.

Lojas e guichês fechados
No Aeroporto Augusto Severo apenas uma lanchonete funcionava na noite deste domingo (1º). Todos os outros estabelecimentos comerciais estavam fechados. Dos guichês de informações das companhias aéreas, apenas o da TAP estava em funcionamento.

Funcionários da Inframérica e servidores da Infraero estavam no local para orientar passageiros que chegavam para embarque. Enquanto o alfandegamento não for concedido ao novo terminal, os voos internacionais continuarão sendo operados no Augusto Severo.

Apenas o guichê da TAP Linhas Aéreas estava funcionando no Augusto Severo (Foto: Fernanda Zauli/G1)Apenas o guichê da TAP Linhas Aéreas estava
funcionando no Augusto Severo
(Foto: Fernanda Zauli/G1)

Segundo a Receita Federal, por conta do trâmite de um relatório com o resultado da inspeção no aeroporto construído para a Copa, ele só estaria liberado para receber voos internacionais no dia 4 (quarta-feira). “O aeroporto tem pendências de ordem operacional. Não há disponibilidade de link de acesso pela Embratel ao sistema da Receita Federal, por exemplo. Isso impossibilita o nosso trabalho”, disse o inspetor-chefe da Inspetoria da Receita Federal em Natal, Jorge Luiz da Costa.

O inspetor explicou que um relatório com o resultado da inspeção no aeroporto seria encaminhado ainda no sábado para a comissão de alfandegamento do novo aeroporto, que é formada por servidores da Receita Federal de Recife e do RN. “Essa comissão dará a redação final ao relatório que será encaminhado na segunda-feira (2) para a Superintendência da Receita, no Recife. Esse relatório irá subsidiar a superintendência para a emissão do ato declaratório de alfandegamento do terminal. A superintendência já manifestou que irá analisar o relatório na segunda-feira (2), elaborar o ato declaratório de alfandegamento na terça-feira (3), e enviar para publicação no ‘Diário Oficial da União’ de quarta-feira (4)”, disse.

Passageiros em conexão foram de van para o novo aeroporto onde estão sendo realizados os embarques nacionais (Foto: Fernanda Zauli/G1)Passageiros em conexão foram de van para o novo aeroporto onde estão sendo realizados os embarques nacionais (Foto: Fernanda Zauli/G1)

 

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.