Foto reprodução

Dois ex-prefeitos da Paraíba foram presos nesta quarta-feira (20) durante a quarta fase da Operação Recidiva da Polícia Federal em parceria com a Controladoria Geral da União. Damísio Mangueira da Silva (ex-gestor de Catingueira) e José Edivan Felix (de Triunfo) são suspeitos de integraram esquema de desviar recursos destinados para obras da Funasa no Estado.

De acordo com a Polícia Federal, José Edivan já havia sido condenado a 41 anos de prisão no âmbito da Operação Dublê, mas, mesmo assim, continuava praticando ações para desvio de recurso públicos.

“José Edivan Félix é conhecido da Justiça de Patos e responde a mais de 40 processos e condenado a mais de 40 anos de prisão todos em decorrência da operação dublê de 2013 quando ele era prefeito. A investigação apontou sua atuação seguiu para o mandato seguinte no mandato do sobrinho dele”, disse procurador da República em Patos, Tiago Misael.

Já Damísio Mangueira da Silva responde por diversas irregularidades como fraudes em licitação, superfaturamento e foi alvo anteriormente da Operação Sanguessuga.

Além deles, também foi preso Samuel Zariff Marinho de Araújo, secretário municipal de Sandro André. A polícia ainda procura prender o engenheiro Sérgio Pessoa Araújo e o empresário Francisco Amilton de Sousa Júnior.

Também foram cumpridos 15 mandados de buscas a apreensão, uma mandado de afastamento de um servidor público e quatro afastamentos de sigilo bancário.

As fraudes ocorreram em obras realizadas nas cidades de Ibiara, Santo André, Catingueira  e Triunfo.