Paquistanesa é apedrejada pela família após casar sem permissão


palis

Agencia EFE27/05/2014 07h14 – Atualizado em 27/05/2014 14h48

 

Paquistanesa é apedrejada pela família após casar sem permissão

Farzana Iqbal havia sido noiva de primo, mas casou-se com outro homem.
Assassinato aconteceu em frente a um tribunal na cidade de Lahore.

 

 

Da Reuters

 

 

Mohammad Iqbal acompanha o corpo da mulher no necrotério, após ela ser apedrejada por membros da família (Foto: Mohsin Raza/Reuters)Mohammad Iqbal acompanha o corpo da mulher no necrotério, após ela ser apedrejada por membros da família em Lahore, Paquistão (Foto: Mohsin Raza/Reuters)

Uma mulher de 25 anos foi apedrejada até a morte por sua família do lado de fora de um dos principais tribunais do Paquistão nesta terça-feira (27), em uma chamada sentença de morte por “honra”, cujo motivo foi ter se casado com o homem que amava, disse a polícia.

Farzana Iqbal estava esperando a abertura da Alta Corte na cidade de Lahore, leste do país, quando um grupo de dezenas de homens a atacou com tijolos, disse o policial Umer Cheema.

O pai dela, dois irmãos e um ex-noivo estavam entre os agressores, disse ele. Farzana sofreu severos danos na cabeça e morreu no hospital, segundo a polícia.

Todos os suspeitos, exceto o pai, escaparam. Ele admitiu ter matado a filha, de acordo com Cheema, e afirmou que era uma questão de honra. Muitas famílias paquistanesas consideram que uma mulher se casar com alguém de sua própria escolha traz desonra à família.

Farzana havia sido noiva de um primo, mas casou-se com outro homem, disse o policial. Sua família registrou uma acusação de sequestro contra ele, mas Farzana havia ido à corte para argumentar que havia casado com ele por vontade própria.

Cerca de 1.000 paquistanesas são mortas todos os anos por suas famílias em nome da honra, de acordo com o grupo de direitos Aurat Foundation. Mas o número real é provavelmente muitas vezes maior, considerando que a fundação apenas registra dados baseados em registros de jornais. O governo não compila estatísticas nacionais.

imagem forte (Foto: 1)
Polícia inspeciona local do apedrejamento de Farzana Iqbal, em Lahore, Paquistão (Foto: Mohammad Tahir/Reuters)Polícia inspeciona local do apedrejamento de Farzana Iqbal, em Lahore, Paquistão (Foto: Mohammad Tahir/Reuters)

 

tópicos:

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.