A PALAVRA DO DIA-QUAL A VONTADE DE DEUS PARA MINHA VIDA?


Uma coisa que me atormentava quando eu era mais jovem na fé era querer saber qual era a vontade de Deus para a minha vida. Sempre ouvi dizer que Deus tinha um plano para as nossas vidas e eu não queria sair do plano de Deus.

Loading...

Sempre me sentia inseguro e amedrontado quando tinha que tomar uma decisão que significasse maiores conseqüências, como sair de um emprego, iniciar ou terminar um relacionamento amoroso ou fazer alguma aquisição. No dia-a-dia, a coisa ia bem, mas quando se tratava de um tema mais denso, eu tinha medo de errar na decisão e assim eu me paralisava, não tomando qualquer decisão ou atitude. Sim, o medo paralisa! Medo não é fruto do Espírito de Deus que mora dentro da gente, mas é algo bem humano. Como diz a Bíblia: “Lance fora todo o medo…”.

Nos dias atuais, por vezes ainda sou afligido pela dúvida em querer saber qual é a vontade de Deus para a minha vida, contudo, com o passar dos anos fui aprendendo maneiras de lidar com esta situação e não saber qual seja a vontade de Deus já não me causa medo ou angústia. Tenho conversado com muitas pessoas que se sentem inseguras com relação a saberem qual é a vontade de Deus.

Tentarei transmitir aqui um pouco da minha experiência sobre como interpretar o que é a vontade de Deus para cada um de nós. Certamente que é um tema que merece um livro inteiro, não apenas uma reflexão, contudo, vamos nos deter em pontos centrais.

A VONTADE DE DEUS É SOBERANA:
Aprendemos que na Bíblia, a vontade de Deus é soberana sobre todas as coisas, portanto, aqueles grandes planos de Deus não se frustrarão, como por exemplo: Era vontade de Deus que Jesus viesse ao mundo e ele veio. Era vontade de Deus que Jesus fosse sacrificado em seu lugar, e assim aconteceu. Era plano de Deus que o Evangelho se espalhasse por toda a terra e isto tem acontecido… No que diz respeito aos planos de Deus para o mundo, nenhum dos planos Dele serão frustrados. Portanto, os planos que Deus tem para a SUA vida, também não serão frustrados. Se Deus tem algo muito especial para fazer com você ou por meio de você, Ele o fará, apesar de você. Suas limitações, fraquezas e pecados nada significam para Deus. Ele cumprirá os propósitos Dele na sua vida.

Esta certeza nos dá tranqüilidade! Podemos, portanto, “descansar no Senhor”, ou seja, vivermos as nossas vidas sem medos ou “nóias”, mas trabalhando, estudando, se divertindo e descansando, mas descansando não em nossas pseudo-seguranças, mas na segurança de que tem alguém olhando por nós e guiando nossos passos. Sabendo que a vontade Dele é maior que a minha e que os propósitos Dele se cumprirão. Não há necessidade de viver angustiado, consultando Deus a todo o momento sobre isto ou aquilo. Basta viver. Viver em paz sabendo que em sua soberania Deus fechará as portas que não são para entrarmos e abrirá as portas que estão para nós reservadas.

A VONTADE DE DEUS JÁ FOI REVELADA:
Certa vez uma amiga cristã, muito piedosa e que vivia orando todo o tempo para saber se isto ou se aquilo era da vontade de Deus chegou a mim com uma dúvida. Tinha um homem com quem ela havia saído e por quem estava se apaixonando e ela queria saber se aquele relacionamento era da vontade de Deus, já que Lea tinha planos de casamento. Conversei mais com ela para poder entender mais detalhes e todo o contexto do relacionamento para tentar ajudá-la em sua dúvida. Não demorou cinco minutos para que eu afirmasse a ela: “Não é da vontade de Deus”. Quando ela me contou os detalhes fiquei sabendo que aquele homem com quem ela se relacionava era um homem casado. Disse a ela, “Amiga, não precisamos perguntar a Deus qual é a vontade Dele neste caso, pois já está escrita na Bíblia”. Ora, Deus não é um Deus de confusão. Cada mulher tenha seu marido e cada marido sua esposa. Pode até acontecer e sabemos que tem acontecido desde a fundação do mundo, contudo, adultério não é a vontade de Deus para ninguém. Orientei-a a somente levar o relacionamento adiante caso a outra pessoa estivesse desimpedida legalmente, ao contrário…

“É vontade de Deus que eu fale do amor de Jesus para aquela pessoa ali?”. Já te respondo: Sim! Pois já está escrito “Ide e pregai o Evangelho para toda a criatura”. Muitas orientações já estão escritas e a vontade de Deus jamais será contrária ao que já está revelado nas Escrituras. Como ensinou Jesus: “Vocês erram por não conhecerem as escrituras…”

Portanto, na dúvida, siga o óbvio. Veja o que a Bíblia diz sobre o tema e siga em frente, de acordo com o revelado nas Escrituras.

DEUS É BOM – A VONTADE DELE PARA VOCÊ TAMBÉM:
Muitas vezes temos medo de nos sujeitarmos à vontade de Deus por termos medo dela: “Será que é boa a vontade de Deus para a minha?”. Alguns não crêem num Deus de amor, mas num Deus carrasco. Muitos pregam um Deus carrasco. Ficam lendo apenas um antigo livro Hebreu, o qual chamamos de Antigo testamento, e deixam de ler um novo livro, que fala de Jesus e do Deus de amor, que nos ensina a não desejar o mal para quem te deseja o mal. Quem não gosta de cristão, vive citando o antigo Deus carrasco dos Hebreus para justificarem seu ódio contra a não democratização da bênção divina. Muitos cristãos também parecem preferir aquele, pertencente a outra religião. Contudo, o Deus que Jesus nos mostrou é outro, é um Deus bondoso e amoroso, que não quer pagar o seu mal com o mal, mas quer abençoar todos. Portanto, posso afirmar para você que a vontade de Deus para a sua via é boa, perfeita e, sobretudo, agradável!

Diz o Apóstolo São Paulo: “Não vivam como vivem as pessoas deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma completa mudança da mente de vocês. Assim vocês conhecerão a vontade de Deus, isto é, aquilo que é bom, perfeito e agradável a ele.” (Romanos, 12:2).

QUAL DECISÃO TOMAR?:
Contudo, apesar de o espiritualmente até aqui exposto, há momentos em que temos que tomar decisões pragmáticas. Esta é uma questão de fé:

Se eu creio num Deus de amor;

Se eu creio que a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável;

Se eu creio que a vontade Dele é soberana e

Se eu estou certo que tenho observado os mandamentos de Jesus, ou seja, que estou dentro dos preceitos ensinados no Novo Testamento, devo, portanto, aplicar pela fé o Salmo de Davi, que diz: “Ao homem que teme ao SENHOR, Deus o instruirá no caminho que deve escolher.” (Salmo, 25:12).

Crer que o Senhor, de forma sobrenatural, estará, por meio da inspiração do Espírito Santo, nos mostrando os caminhos mais fáceis para que possamos fazer nossas próprias escolhas de forma mais sensata e, portanto, com mais chances de sucesso.

Deus não irá te matricular num curso superior. Você fará ou não isto e, assim, você terá ou não um futuro de mais sucesso profissional e financeiro. É uma escolha pessoal, entretanto, Ele permitirá você enxergar qual será a escolha mais sensata para você.

Deus instrui! Como ovelhas, somos tolos, portanto, muitas vezes Deus nos mostra o óbvio, porque não conseguimos ou não enxergamos o óbvio.

Gravidez de adolescente solteira é da vontade de Deus? Claro que não! Pois Deus sabe que este será um caminho de sofrimento. Mas, cada um/a poderá fazer suas livres escolhas e correr seus próprios riscos. Só não vale por a culpa em Deus depois (uma especialidade humana).

O pecado não faz mal a Deus, faz mal somente ao homem. Por isso que Deus “tenta” nos ensinar o caminho bom, que é a vontade Dele e que é capaz de nos dar um futuro com mais chances de felicidade. Escolhas fora da vontade de Deus, ou seja, fora do que a Bíblia instrui, é buscar sofrimento para si mesmo. O caminho que pode trazer sofrimento ao homem é o caminho que Deus apelidou de pecado.

Na dúvida, ore e siga a lógica e as escrituras e “Deus o instruirá no caminho que deve escolher”.

NÃO RECLAME DA VIDA:
Muitas pessoas vivem reclamando da vida, de Deus e de si mesmas. Queixam-se de erros passados, frutos da ignorância e de decisões fora da orientação bíblica. Pessoas que tomam decisões sem orar ou fazem coisas que estão frontalmente contra a orientação das escrituras, sofrem as naturais conseqüências das escolhas erradas e tendem a culpar os outros: Deus, os pais, o governo, o cônjuge, o namorada/o e, por fim, a si mesmos.

Como nos orienta São Paulo: “Deixe as coisas que para trás ficaram e olhe para frente, para o alvo…”. Remoer o passado não mudará o futuro, mas atitudes sérias poderão fazer isso. Não repita erros. Olhe para frente e agradeça a Deus por estar vivo e ter oportunidades novas todos os dias, pois “a misericórdia de Deus se renova sobre nós toda a manhã”. Ter um espírito queixoso o manterá focado no passado e nos erros e o impedirá de ver o futuro. Agradeça a Deus por sua vida e pela oportunidade de poder ter o livre arbítrio e poder continuar tentando acertar. Olhe pra frente! Quer saber qual é a vontade de Deus para a sua vida: “Dêem graças a Deus em todas as circunstâncias e por todas as coisas, porque esta é a vontade de Deus para vocês”.

Muito mais teremos para abordar sobre este tema, contudo, este é um pequeno resumo.

Deixo, por último, um pequeno depoimento: Sempre que estive em momentos de decisões sérias, orei piedosa e insistentemente ao Senhor, pedi que Ele fechasse as portas que não fossem da vontade Dele e que abrisse as que fossem, busquei ver qual opção estava dentro das orientações das Escrituras, analisei qual seria a decisão mais lógica e sensata e… Meti as caras dizendo: “Deus, vem comigo!”

Jamais me decepcionei com o meu Senhor, meu bom pai!

“Peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês.

Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate.

Por acaso algum de vocês, que é pai, será capaz de dar uma pedra ao seu filho, quando ele pede pão?

Ou dará uma cobra, quando ele pede um peixe?

Vocês, mesmo sendo maus, sabem dar coisas boas aos seus filhos. Quanto mais o Pai de vocês, que está no céu, dará coisas boas aos que lhe pedirem!”

Luciano Maia

ARTIGO EXTRAÍDO DO LIVRO “MEU AMIGO RICO”, DE LUCIANO MAIA. PARA SABER MAIS SOBRE O LIVRO, CLIQUE AQUI: www.meuamigorico.com.br

——————————

Uma coisa eu sei: Deus quer que vivemos em paz e não em guerras!

Veja este emocionante filme, de soldados retornando de surpresa ao lar.

Share

A PALAVRA DO DIA-QUAL A VONTADE DE DEUS PARA MINHA VIDA?
Avalie esta postagem



Loading...

Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *