Facebook 4Google+ 5
(function() {
var po = document.createElement("script"); po.type = "text/javascript"; po.async = true;
po.src = "https://apis.google.com/js/plusone.js";
var s = document.getElementsByTagName("script")[0]; s.parentNode.insertBefore(po, s);
})();
” style=”margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: 15px; font-family: inherit; vertical-align: baseline; position: absolute; top: 12px; left: 16px; width: 105px; min-height: 15px; text-align: left; bottom: 10px;”>
Twitter 7Tweet !function(d,s,id){var js,fjs=d.getElementsByTagName(s)[0];if(!d.getElementById(id)){js=d.createElement(s);js.id=id;js.src="//platform.twitter.com/widgets.js";fjs.parentNode.insertBefore(js,fjs);}}(document,"script","twitter-wjs");” style=”margin: 0px; padding: 0px; border: 0px; font-style: inherit; font-variant: inherit; font-weight: inherit; font-stretch: inherit; font-size: inherit; line-height: 15px; font-family: inherit; vertical-align: baseline; position: absolute; top: 12px; left: 16px; width: 105px; min-height: 15px; text-align: left; bottom: 10px;”>Email

Deuteronômio 8:2 … o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos.

Eu vejo todo mundo ensinando que deserto é passagem, mas não vejo muitos ensinando o que você deve passar, e qual o real propósito de passar por tudo isso. Na verdade, vejo sim sobre a revelação de Deus no deserto, seu cuidado, sobre a murmuração do povo, que podia ter sido rápido, mas… O que o deserto ensina sobre você aí que está lendo, e o que levará de vida com você do deserto? Hoje, você vai aprender.

Passar pelo deserto? Mas por quê??? Eu quero mesmo é a terra prometida. Maná? Só em Canaã. Nada de deserto… Mas… parece que fui parar lá no deserto, eu não queria, Deus… Por que o Senhor permitiu isso na minha vida? Eu não merecia isso…

Bem, talvez estes sejam alguns dos seus pensamentos, se é que você está passando por isso, ou conhece alguém que está passando. Bom, seja qual for dos casos, hoje lhe é oferecido uma palavra que no nome de Jesus vai lhe abrir o entendimento, e lhe fará apto a voar nas asas do Espírito.

Quem tem que passar pelo deserto?

Essa resposta é a mais fácil. Quem tem que passar pelo deserto é quem está indo para Canaã, a Terra prometida. É quem está saindo da terra do cativeiro, das situações que você vem clamado a Deus para sair, e está indo rumo a terra, as situações, a nova vida, que você pediu para Deus. Qual o caminho para chegar lá? Deserto.

Por que temos que passar pelo deserto?

Bem, essa também é fácil. Temos que passar pelo deserto porque a terra prometida é boa demais. É tudo de bom! É uma realização, é se maravilhar com tudo o que essa terra oferece que você não tinha, não estava acostumado a ter.

E qual o problema nisso?

Bem, o problema é que normalmente o coração do homem se prostra e Deus não pode permitir isso, porque torna separação com Ele. Você se maravilha com as águas e esquece da fonte. Isso não pode acontecer. Veja o que lemos:

11 Guarda-te não… 14 se eleve o teu coração, e te esqueças do Senhor, teu Deus, que te tirou da terra do Egito, da casa da servidão.

Pois é, você olhará para os outros, que estão no egito, e nem sabem que lá é um lugar de escravidão e de morte, e se achará superior a eles. Afinal de contas, olha da onde você saiu, e aonde foi parar?

O maior problema de nossos corações talvez seja a soberba

17 Não digas, pois, no teu coração: A minha força e o poder do meu braço me adquiriram estas riquezas.

Se Deus está mandando você não fazer isso, é porque naturalmente o fará. O  homem está inclinado a carne, e ela não vê a hora de chegar na terra prometida, e pisar na cabeça de todos que te humilharam pelo caminho, e falar: Ah… agora é a minha vez, chegou a minha hora!

Bobinho, quem te humilhou foi o Senhor Deus

Sim, chamei de bobinho para lhe o chamar de tolo. Deus é Deus do seu povo. Deus é Deus das circunstâncias do seu povo. Você está aí sofrendo achando que as pessoas estão lhe humilhando quando na verdade, é Deus quem está te humilhando.

Deus não faz essas coisas…

E posso saber da onde tirou esta conclusão?

2 …o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar,…

A minha bíblia tá dizendo exatamente assim. Confere se na sua está também? Porque se está, precisa entender como Deus é, e não como você acha que Ele é. Esse é o erro da maioria de nós crentes, queremos achar como Deus é, ao invés de conhecê-lo. Não me espanta o fato de não termos intimidade com Ele, não sabemos nem o que pensa, ou o que fala.

Por que Deus quer te humilhar?

Mas voltando, no meu dicionário Strong Numbers, esta palavra humilhar tem vários significados, dentre eles: ser oprimido, ser curvado, enfraquecer-se, etc. Ou seja, Ele está quebrando a casca. Que casca? Essa casca que você inventou e finge ser, e deixando aparecer o homem interior que está aí dentro. Sim, os significados que tenho para a palavra coração no mesmo versículo são estes: homem interior, mente, vontade, coração (referindo ao caráter moral e lugar dos desejos), alma, conhecimento, razão, inclinação.

Deus quer que tudo isso se prostre a Ele. Sim, pois seu caráter não é essa maravilha toda que você acha. No deserto, você a conhece. Sua razão, tá longe de ser a de Deus, e no deserto, você reconhece. O seu homem interior está pronto a fazer coisas, e a se achar, de uma forma que você nem imagina, mas Deus já sabe e está pronto a lhe revelar estas coisas, para que você pegue esse velho homem, que compõe seu homem interior, e o crave na cruz do calvário. Lá é o lugar dele, e ele precisa morrer, permanecer morto.

O crente normalmente acha que já morreu, que não vive mais ele , mas sim Cristo. Isto não é uma verdade. Quando ele trava essa luta, quando ele se conhece, quando ele busca na cruz a vitória sobre o velho homem, esse tem a verdade, e vive a verdade. Isto é o que Jesus quer, não o que nós queremos.

Jesus Cristo foi humilhado como nenhum outro homem foi, e como jamais outro homem será. Ele sofreu a maior humilhação, e por isso, recebeu a maior exaltação. Em Filipenses lemos que lhe foi dado o Nome que está sobre todo nome, no céus  e na terra, e debaixo da terra, o nome de Jesus, cujo todo joelho se dobrará e toda língua confessará, que Ele o Senhor.

A humilhação para Deus é caminho de vitória

Bem, a maior humilhação levou a maior exaltação. E Deus tem a maior exaltação preparada para sua vida, particularmente falando. De tudo que você poderia conquistar, Deus tem o maior, o melhor, e esse melhor é alcançado do jeito Dele e não do seu jeito.

Você pediu, clamou, chorou pelo novo, pela vitória, pelo novo tempo, bem, Deus está conduzindo você para lá.

De forma prática, o que tenho que fazer?

Você tem que vencer este checklist:

  1. Preparar-se para ser humilhado (porque será);
  2. Quando seu coração se revelar, você deve conhecê-lo de frente;
  3. Deverá permitir que Deus trate o verdadeiro você que está lendo esta mensagem;
  4. Agora que você sabe quem é, deverá rejeitar este velho homem que está encruado na sua carne, e cravá-lo na cruz do calvário, com suas paixões e concupiscências;
  5. Uma vez morto, você poderá viver o espírito que foi recriado em você, e que é totalmente submisso a vontade do Espírito Santo, escute-o, e deixe ele comandar você, não o velho homem;
  6. Você tem a natureza correta para entrar na terra, agora, vem a advertência que deve costurar em seu coração. Quando entrar, seu velho homem vai ver a terra maravilhosa, e vai querer ressuscitar, pular na frente, assumir o controle, mas você deve cruelmente assassiná-lo novamente, pois se não o fizer você vai se ensoberbecer, achar que é mérito seu estas coisas, foi a força e o poder do teu braço (v17), e isso o fará cair e servir outros deuses (como do dinheiro por exemplo).
  7. Uma vez passado a espada do espírito sobre você mesmo, você deve lembrar do teu Deus, porque é ele o que te dá força para adquirires riquezas; para confirmar a sua aliança, que, sob juramento, prometeu a teus pais, como hoje se vê (v18).
  8. Viva tudo que Deus lhe dará, porque seguiu o checklist, e não precisará perecer como as demais nações (v20)

Bom, a palavra é essa, espero que tenha sido bem prático, que você tenha algo em mãos para por em prática (checklist), leia e releia esse capítulo (Deuteronomio 8), e deixa Deus aprofundar essa palavra na sua vida.

Deus o abençoe, porque Ele quer, depende de você, viver, ou morrer.

O deserto é benção, é necessidade, é escola de Novo Crente, é preparação para o “WOW” de Deus!

Em Cristo,

Ricardo M. Cruz