A PALAVRA DO DIA-“A mulher sábia edifica a sua casa, mas com as próprias mãos a insensata derruba a sua” (Provérbios 14:1)


Edificar um lar é uma tarefa que demanda muita dedicação e sabedoria. Sim, porque atender às necessidades dos filhos e do cônjuge, às vezes, é muito desgastante. E é justamente por conta do desgaste que muitos casais colocam tudo a perder na relação conjugal/familiar. Dentre muitas dificuldades que me são apresentadas em aconselhamentos familiares, uma das que mais me chama a atenção é a falta de sabedoria, sensibilidade e sensatez. Há muitas situações complicadas em nossas vidas e relacionamentos que são criadas por nós mesmos. São poucos os casos em que o problema foi criado por uma influência externa. Geralmente, em muitos casos, nós mesmos criamos nossos monstros. Esses grandes monstros que aterrizam nossos lares, quase sempre, são nossos pequenos errinhos de estimação. São atitudes e palavras que, num primeiro momento, parecem ser inofensivos até que, com o passar do tempo, vão se tornando em feras indomáveis, desgastando e destruindo os relacionamentos do lar. Nessas horas, há pouco o que se fazer. Há casos que, infelizmente, já não dá pra fazer mais nada, pois tudo foi tragado por aquele pequeno errinho, insiginificante, que com o tempo tragou aquilo que de mais precioso tínhamos: nossos relacionamentos familiares.
O livro de Provérbios é um chamado à sabedoria, à sensatez, à ponderação. No primeiro capítulo o autor diz o seguinte: “O temor do Senhor é o princípio do conhecimento, mas os insensatos desprezam a sabedoria e o conhecimento”. Hoje, dia 14 de Novembro, no Cap. 14:1; o autor alerta às mulheres (e eu estendo aos homens) à sabedoria. O cônjuge sábio, ou seja, aquele que busca a sabedoria da qual o livro de Provérbios está falando, consegue estruturar a sua casa, a sua relação conjugal e as relações familiares em todos os âmbitos desta. O cônjuge sábio, consegue discernir a hora certa de falar, a maneira certa de comunicar, o momento apropriado para corrigir. O cônjuge sábio, ao estudar a Palavra de Deus, que é a fonte da sabedoria relacional (seja com Deus, seja com as pessoas), vai se apropriando de valores, sensibilidade, amabilidade, e, assim, edifica a sua casa sob alicerces inabaláveis. Isso implica num lar perfeito? Não, de maneira nenhuma. Apenas implica num lar que terá bases firmes para suportar as crises naturais da vida e dos relacionamentos. Porém, segundo o texto, o cônjuge insensato, por estar distante de bons conselhos, distante da sabedoria que provém da Palavra, estará sujeito a destruir a sua própria casa. E isso poderá acontecer porque tal pessoa não estará preparada para responder as demandas relacionais, emocionais e espirituais quando as crises chegarem, visto que os alicerces nos quais o lar foi construído são superficiais demais para suportar as tempestades da vida, aliás, algumas tempestades que nós mesmos criamos quando não temos a orientação do Senhor.
Será que estamos contribuindo para a edificação dos nossos lares? O que o nosso comportamento diz sobre isso? Pense e tome uma nova atitude, caso seja necessário.
Leia a Bíblia! Leia Provérbios. Leia um capítulo por dia do mês. Ainda que você seja uma pessoa muito ocupada, separe alguns minutos do seu dia para buscar sabedoria. Com certeza, você e sua família serão beneficiados com esta leitura.
Com carinho,
Pr. André Luís Pereira
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.