A PALAVRA DO DIA- LIVRO DE LUCAS


 LIVRO DE LUCAS

Graça e Paz!

Vamos lá…como estou lendo o novo testamento a cada 30 dias comecei a ler o livro de Lucas mais cedo, rsrsrsrsrs… neste primeiro capitulo Deus já me ensinou algumas coisas que gostaria de compartilhar com os queridos irmãos.

Sei que o enfoque é como ser como Jesus, e através do que está escrito sobre Ele neste livro, aprender como eu posso viver da mesma forma.

Ao começar a ler, me perguntei o que Jesus fez neste primeiro capitulo e o que é ensinamento para minha vida, sendo que neste primeiro “SÓ” descreve o seu nascimento.

Então vamos ao que o Senhor me ensinou estudando este 1º capitulo:

Primeiramente me veio a ideia bem concreta de que Jesus é a própria Palavra.

Portanto, não  só apenas com suas obras que aprendemos a ser como Ele, mas  TUDO que está escrito a respeito Dele pode  nos ensinar muitas coisas, pois TODA A PALAVRA  SÓ APONTA PARA ELE E COMO SER COMO ELE.

Nos versículos de 1-4 vemos Lucas escrevendo os motivos que o levaram a registrar este livro. Mas quem é Lucas?

Pesquisando descobri que Lucas foi o único gentil (não judeu, fora da promessa) a escrever algum livro da Bíblia. E além de ser o único gentil, escreveu os maiores livros do Novo Testamento: Lucas e Atos.

Lucas era uma pessoa como nós. Não foi testemunha ocular de Jesus, não era Judeu, se encontrava fora da promessa e não foi Apóstolo.

Foi enxertado na videira verdadeira assim como nós e buscou conhecer o máximo que pôde com relação a vida de Cristo, ao ponto de escrever este evangelho que é uma verdadeira defesa da fé com relação à vida de Jesus Cristo (sua Divindade e humanidade).

Isto é maravilhoso e nos ensina que devemos fazer o mesmo e buscar condições de aprendermos tudo que pudermos sobre Jesus.

Precisamos ter esta convicção em nossa mente: que o fato de não termos estado com Jesus não nos torna menos aptos a conhecer os mistérios de Deus e todos ensinamentos que Ele deixou para seus apóstolos. E de forma alguma não poderá haver nenhuma dúvida com relação a sua vida, morte e ressurreição.

Nos versículos de 5-25 podemos observar vários ensinamentos com relação a termos uma vida como a de Jesus.

Mas o que me chamou a atenção foi com respeito a quando Jesus quer ser revelado ou anunciado.  E esta tarefa  foi confiada à João Batista. Neste texto vemos como foi anunciada sua concepção.

Não importa o quanto achamos que estamos velhos, o quanto pensamos que somos incapazes (não frutificamos, somos estereis).

Mesmo exercendo funções importantes (ministerialmente ou secularmente), às vezes duvidamos de nossa competência.

Porém mesmo com tantas dificuldades, se foi Ele quem nos confiou  “a tarefa”,   ELE IRÁ FAZER com que o “velho” tenha vigor e aquele que se acha infrutífero, no poder Dele  irá frutificar! Pois esta virtude não vem de nós, mas Dele!

E quando alguém proferir qualquer palavra de dúvida à respeito do que o Senhor está fazendo através de nós, terá que se calar. Não importa  o status ou  posição no ministério que ocupar.

Nada pode impedir que sejamos testemunhas do Senhor!!! Lc 1.16“E conduzirá muitos dos filhos de Israel à conversão ao Senhor, seu Deus.” 

Tome posse desta palavra, ela também é para nós!

Nos versículos de 26-38 podemos constatar que “Tudo” procede da Graça de Deus.

Nada vem de nós.

Para o caráter de Cristo ser formado em nós,  só é possível através da Graça.

Por esta razão está escrito que Maria foi cheia da Graça. Pois só sendo cheia da Graça de Deus para se conceber o filho do Deus Criador.

E é por esta mesma Graça que veremos o filho de Deus sendo formado em nós. Mas para isso temos que ter a mesma compreensão que Maria teve,  que somos totalmente dependentes de Deus e devemos andar em retidão para com Ele.

Sabendo que mesmo que não entendamos certas situações difíceis, necessitamos ter total confiança no Senhor.

Nos versículos de 39-45 ensina que não importa o quanto de Jesus está formado em nós, o quanto de experiência temos com Cristo, o quanto de conhecimento temos da sua palavra. Se aceitarmos a Cristo como nosso Senhor e Salvador já temos o privilegio  de mudarmos vidas ao nosso redor, e onde chegarmos a unção do Senhor nos acompanhará e pessoas poderão ser cheias do Espirito Santo!!!

Nos versículos de 46-56, bom, acho que nem preciso dizer né? Tudo é Dele, por Ele e para Ele!!! E Glória a Deus, como diria o nosso Pastor, não sei quanto a vocês, mas para mim isto é libertador!

Nos versículos de 57-80 nos ensina que não precisamos  muito falar, não há necessidade de muito suor e esforço.  Você não terá que lutar por nenhum reconhecimento (lembre-se que João Batista era apenas uma criança).

Quando nos colocarmos no lugar que devemos estar em Cristo Jesus e Ele for formado em nós, as pessoas perguntarão: “O que virá a ser este menino? Pois a mão do Senhor está sobre ele”.

E o mais importante, daremos toda a glória à Ele, pois nada provém de nós, tudo é Graça pura!!!

Espero ter abençoado a vida de vocês, pois uma coisa eu sei, fui muito abençoado nesta tarde/noite, OBRIGADO PAI, FILHO E ESPIRITO SANTO, EU AMO E SOU DOS 3.

marcio

Marcio Alexsander

Discípulo de Cristo

maccosta@oi.com.br

Anúncios

Report this a
Report this ad
Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.