A PALAVRA DO DIA-GUARDA O TEU CORAÇÃO!


TEXTO: Pv. 4:20-23
20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; aos meus ensinamentos inclina os ouvidos. 21 Não os deixes apartar-se dos teus olhos; guarda-os no mais íntimo do teu coração. 22 Porque são vida para quem os acha e saúde, para o seu corpo.23 Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.

INTRODUÇÃO: Na pós-modernidade, estamos vivendo uma experiência de total insegurança, e diante da constatação deste fato, é comum que procuremos guardar em segurança tudo aquilo que nos é precioso.
Guardar é o mesmo que preservar, proteger e defender. Quando trancamos os portões, portas e janelas de nossas casas estamos na verdade procurando preservar entre outras coisas, o nosso direito a privacidade e segurança. Assim também o fazemos com o nosso carro (ninguém anda por aí à noite em lugares perigosos com os vidros do carro abertos e as portas destrancadas), com o nosso dinheiro depositando-o no banco (mesmo que seja pouco), com as nossas senhas (as mais diversas possíveis) com os nossos segredos, etc.
O que Deus quer nos ensinar nestes versos é exatamente este principio, o principio da preservação, da segurança, mas de algo muito mais importante do que tudo o mais em nossas vidas. Trata-se do coração, do centro de toda nossa vida e das nossas emoções, do lugar que segundo o texto, é o ponto de partida para todas as coisas, de onde procedem as fontes da vida.

PROPOSIÇÃO: Agora eu te convido a tornarmos este conselho de Deus um pouco mais prático pra nós, ou seja, quanto ao coração,

1º – DO QUE DEVEMOS GUARDÁ-LO?

A– DA COBIÇA QUE É GERADA PELO ENGANO. (Jr.17:9,10 e Tg.1:14,15 “9 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? 10 Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações. 14 Ao contrário, cada um é tentado pela sua própria cobiça, quando esta o atrai e seduz. 15 Então, a cobiça, depois de haver concebido, dá à luz o pecado; e o pecado, uma vez consumado, gera a morte”.)
A cobiça é mãe de todos os pecados. Cobiça é o sentimento que gera o desejo desenfreado de obtermos algo que não nos pertence. O texto nos diz que ela é concebida no coração e que depois de gerada dá a luz ao pecado. É como num processo de gestação qualquer. Uma vez concebido vai culminar com o nascimento, que nesse caso, é a realidade do pecado. Veja o que Jesus nos diz em Mt.15:18,19: “18 Mas o que sai da boca vem do coração, e é isso que contamina o homem. 19 Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias”. Ele quer que saibamos que um coração contaminado pela cobiça gera todos estes tipos de pecados e muito mais. Daí a necessidade de guardarmos os nossos corações. Guardarmos do seu próprio engano e corrupção que são resultados do pecado original que habita em cada um de nós.

B– DA SUA DUREZA NATURAL– (Hb.3:7,8 e Ez.11:19,20 “7 Assim, pois, como diz o Espírito Santo: Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8 não endureçais o vosso coração como foi na provocação, no dia da tentação no deserto. 19 Dar-lhes-ei um só coração, espírito novo porei dentro deles; tirarei da sua carne o coração de pedra e lhes darei coração de carne; 20 para que andem nos meus estatutos, e guardem os meus juízos, e os executem”)
Nestes textos aprendemos que o nosso coração é duro por natureza, mas que cabe a nós permitirmos que Deus através de sua palavra e amor o amoleça para que possamos entender e obedecer a sua vontade.

C- DA SOBERBA – (2º Rs.14:7-12 “7 Ele feriu dez mil edomitas no vale do Sal e tomou a Sela na guerra… 8 Então, Amazias enviou mensageiros a Jeoás, filho de Jeoacaz, filho de Jeú, rei de Israel, dizendo: Vem, meçamos armas. 9 Porém Jeoás, rei de Israel, respondeu a Amazias, rei de Judá… 10 Na verdade, feriste os edomitas, e o teu coração se ensoberbeceu; gloria-te disso e fica em casa; por que provocarias o mal para caíres tu, e Judá, contigo? 11 Mas Amazias não quis atendê-lo. Subiu, então, Jeoás, rei de Israel, e Amazias, rei de Judá, e mediram armas em Bete-Semes, que está em Judá. 12 Judá foi derrotado diante de Israel, e fugiu cada um para sua casa”.
Essa história nos mostra como a soberba pode derrubar um homem. Pv.16:18 diz que a soberba precede a ruína e Tg.4:6 diz que Deus resiste aos soberbos. O rei Amazias (de Judá) sofreu tudo isso na pele, a saber: ruína e resistência de Deus, justamente por causa da sua soberba. Por ter vencido os Edomitas ele se encheu e passou a se achar. Então provocou seu aliado o rei Jeoás (de Israel) apenas para medir forças com ele. Jeoás o aconselhou a baixar a bola, mas ele não aceitou o conselho e quebrou a cara. Um coração cheio de soberba só dá nisso! Precisamos guardar nosso coração da Soberba!

2º – DE QUE FORMA PODEMOS GUARDÁ-LO?

A- DANDO OUVIDOS À VOZ E ATENTANDO PARA OS ENSINAMENTOS DO SENHOR(Pv.4:20,21) Quanto aos ensinamentos do Senhor, um coração bem guardado com estes ensinamentos é fruto de olhos voltados constantemente para a leitura da palavra, de ouvidos bem atentos a voz de Deus (Estudos Bíblicos e Mensagens) e de tudo aquilo que é retido, armazenado dentro dele.

B- VIGIANDO E PROTEGENDO-O DOS ATAQUES EXTERNOS – A proteção do nosso coração está diretamente associada com as coisas que priorizamos em nosso dia-a-dia. Se permitirmos que o nosso coração seja o tempo todo bombardeado por coisas ruins através da TV, Internet, e outras fontes de coisas profanas, sua proteção estará totalmente comprometida. Isso seria o mesmo que contratarmos um vigia que dorme a noite inteira. A palavra chave é VIGIAR.

C- PREENCHENDO-O COM COISAS BOAS (Lc.6:45 “O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração”). Só Deus pode criar em nós um coração puro e cheio de coisas boas. (Sl.51:10 “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova dentro de mim um espírito inabalável”.) 

CONCLUSÃO: QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE TER UM CORAÇÃO GUARDADO EM DEUS E POR DEUS?

A– A CERTEZA DA VIDA ETERNA – Mt.5:18 “Bem-aventurados os limpos de coração, porque verão a Deus”.

B- A PROMESSA DAS BÊNÇÃOS DO SENHOR – Sl.24:4,5 “O que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à falsidade, nem jura dolosamente. 5 Este obterá do SENHOR a bênção e a justiça do Deus da sua salvação”.

 

C- A VITÓRIA SOBRE O PECADO – Sl.119.11 “Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti”.

Que Deus te abençoe!
Pr. Antônio Ramos (Rio de Janeiro, Primavera de 2013)

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.