Oposição diz que CPI da Petrobras é apuração ‘chapa-branca’


download (3)

Postado em  Hoje – 11:36

Oposição diz que CPI da Petrobras é apuração ‘chapa-branca’

Parlamentares tucanos reprovam a estratégia do governo Dilma de tentar abafar as investigações de desmandos envolvendo a Petrobras. Para os deputados, a estratégia fica clara, por exemplo, com o que vem sendo mostrado pela CPI instalada no Senado, controlada por governistas. O PSDB defende a CPI Mista, com a participação de deputados e senadores, como forma de se fazer uma investigação séria e responsável.

Integrante titular do colegiado, o deputado Carlos Sampaio (SP) diz que o objetivo do governo Dilma como a CPI da Petrobras no Senado é simplesmente enfraquecer a comissão mista, que já havia sido criada e deve ser finalmente instalada formalmente na semana que vem, com a indicação de todos os membros.

“A do Senado será uma verdadeira ‘CPI chapa-branca’, controlada por aliados do governo, como, aliás, já havíamos previsto. Em vez de ter o foco no escândalo da refinaria de Pasadena, que causou um prejuízo bilionário à estatal, esta CPI pretende concentrar as investigações sobre o porto de Suape, em Pernambuco”, avaliou, ao lembrar que o estado era até pouco tempo governado por um adversário de Dilma nas eleições.

“Insistimos na instalação da CPI Mista, com deputados e senadores, para investigar pra valer os desmandos desta gestão na estatal, doa a quem doer”, completou Sampaio, promotor de Justiça licenciado, ex-líder do PSDB e político com vasta experiência em comissões parlamentares de inquérito.

APURAÇÃO RESPONSÁVEL

Em entrevista à Rádio Metrópole de Salvador, o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy (BA), rechaçou a tese governista de que a comissão de inquérito será usada como palanque político. “Não vamos permitir espetáculo nessa CPI. Faremos as investigações com serenidade e equilíbrio. Queremos preservar a Petrobras”, disse o tucano. Conforme destacou, são inúmeras as denúncias envolvendo a estatal e tudo será devidamente apurado com responsabilidade.

Para o deputado Luiz Fernando Machado (SP), o governo federal realiza táticas absurdas para que a CPI mista da Petrobras não seja instalada. “Um governista chegou a questionar: ‘Estamos na véspera da Copa, então, pra quê CPI agora’” Sim, isso mesmo! Falta no mínimo bom senso para entender que os fatos são graves, e o país exige a apuração rigorosa deles”, apontou o tucano.

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.