OLINDA-PE-BRASIL-Ceroula arrasta multidão nas ladeiras de Olinda nesta terça-feira


ag6khot9zkvkgfoyjz0qujpyhzeutahhbzapv79sgynk

 

Ceroula arrasta multidão nas ladeiras de Olinda nesta terça-feira

Antes da saída do bloco, foliões se concentraram no Largo do Guadalupe.
Agremiação é uma das mais antigas e tem um dos hinos mais cantados.

Lorena AndradeDo G1 PE

Ceroula no Largo de Guadalupe, em Olinda (Foto: Lorena Andrade/G1)Multidão apaixonada lotou as ruas do Sítio Histórico para ver o Ceroula (Foto: Lorena Andrade/G1)

Durante o canaval você com certeza já deve ter ouvido o uníssono ‘Pa pa pa pa, parará parará’, não é? O dono do famoso hino é o bloco Ceroula, que este ano comemora 54 anos emocionando os foliões de Olinda. Na tarde desta terça-feira (9) uma multidão apaixonada pelo bloco lotou as ruas do Sítio Histórico para acompanhar o desfile. [Escute trecho do hino no vídeo abaixo]

O “Ceroula de Olinda” foi criado em 5 de janeiro de 1962, por um grupo de seis amigos. O nome surgiu em oposição à outra agremiação de Olinda, o Pijama.

Filho de um dos fundadores do bloco e atual presidente do Ceroula, Marcos Aurélio Sales conta que a cada ano o número de foliões fiéis que acompanham o desfile só aumenta. “Venho pro Ceroula desde pequeno e vejo como ele cresceu. Sinto uma emoção imensa quando o bloco sai nas ruas”, contou.

Quem também acompanha o Ceroula desde pequeno é o professor Uyractam Serpa, 40 anos. “Meus pais me traziam para o ceroulinha [versão infantil do bloco] e eu fui crescendo e continuei acompanhando o bloco. Só sai no Ceroula quem ama”, contou Uyractam, que estava com esposa, Joelma Serpa. “Ele que me apresentou ao bloco há 15 anos e nunca mais deixei de seguir. O Ceroula é puro êxtase”, revelou.

“Quando começa o desfile o meu coração bate mais forte, e quando o hino toca, me emociono”. Foi assim que geógrafo Alisson Monteiro conseguiu definir o seu amor pelo Ceroula. Desfilando no bloco há 10 anos, ele disse que a agremiação “é familiar e singular”.

Uyractam e Joelma, seguidores do Ceroula (Foto: Lorena Andrade/G1)Uyractam e Joelma, seguidores do Ceroula (Foto: Lorena Andrade/G1)

Enquanto uns desfilam no bloco há anos, a pequena Lara Cerize, de apenas um ano e um mês, está conhecendo hoje a agremiação. Com a mini blusa do bloco e acompanhada dos pais, o engenheiro químico Lincoln Eduardo e a fonoaudióloga Cácia Cerize, a pequena observava tudo com um sorriso no rosto.

“A tradição de acompanhar o Ceroula passa pra família inteira. Meu avó trazia a minha mãe, que depois passou a me trazer e hoje chegou a vez de Lara”, explicou Lincoln. “Queremos que desde pequena ela já sinta a cultura do nosso estado e já vá se acostumando com a folia”, completou Cácia.

tópicos:

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.