Oito vereadores de Natal confirmam candidaturas nas eleições deste ano


I67I67IETHRTH

Joaquim Pinheiro

 

Repórter de Política

 

O PROS, partido presidido pelo vereador Rafael Motta e liderado no Estado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Ricardo Motta, é a legenda que terá o maior número de candidatos da Câmara Municipal de Natal nas eleições deste ano, seguido de outras siglas que igualmente terão candidaturas com potencial eleitoral e chances reais para conseguir eleger representantes para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal. Pelo PROS estão confirmadas as pré-candidaturas de Rafael Motta a deputado federal, e Albert Dickson e Chagas Catarino, a deputado estadual. PMN, PR e PSTU, também deverão concorrer ao pleito de 5 de outubro. Além da capital, esses partidos terão candidaturas nos diversos municípios do Rio Grande do Norte.

 

No exercício do seu primeiro mandato de vereador, Rafael Motta constitui-se no vereador segundo mais votado do último pleito com 9.460 votos. Ele dá continuidade à presença da tradicional família Motta na política do Rio Grande do Norte que teve como maior expressão o avô Clóvis Motta, que foi vice-governador do Estado e deputado estadual e o pai, Ricardo Motta, atual presidente da Assembleia Legislativa. Rafael Motta tem atuação destacada no plenário e nas Comissões Técnicas da Casa e foi eleito “Parlamentar do Ano”, em 2013.

 

Entre os projetos apresentados por ele, destaque para um, elaborado em parceria com o vereador Paulinho Freire sugerindo alternativas para melhorar a mobilidade urbana de Natal. Rafael é presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Natal e presidente do Diretório Estadual do PROS.

 

“Nosso partido tem o direcionamento de ampliar os nossos espaços na Assembleia Legislativa. Hoje contamos com cinco deputados estaduais e esperamos ampliar um espaço ou dois, visto que, se a gente for contabilizar hoje, o PROS tem mais de 20% do eleitorado do Rio Grande do Norte. Então, é um peso muito grande. E também é definição do nosso partido que alcancemos um espaço na Câmara Federal. Como disse, nosso partido tem musculatura, já nasce forte aqui no Rio Grande do Norte assim como em todo o Brasil, e haveremos sim de ter uma bancada muito forte e expressiva também na Câmara Federal”, afirmou Rafael Motta.

 

Reeleito vereador com 8.063 votos, Chagas Catarino é considerado um dos vereadores mais presentes nas comunidades da capital, seja apoiando eventos esportivos ou até mesmo participando de partidas de futebol, já que é praticando do esporte mais popular do Brasil. Chagas tem atuação político/social em vários bairros das Zonas, Norte e oeste da capital com atendimento à população através da oferta de cursos e atendimento médico e odontológico, além de transporte de pacientes para hospitais.

 

Albert Dickson: médico oftalmologista, Albert Dickson é o atual presidente da Câmara Municipal onde iniciou as articulações visando a construção da sede própria do parlamento municipal para evitar o pagamento de aluguel que onera os cofres públicos em 70 mil reais por mês. O vereador evangélico é médico e oferece prestação de serviços através de uma fundação. Seu primeiro partido foi o PP, mas deixou a legenda recentemente com o episódio Betinho Rosado. A convite de Ricardo Motta, Albert Dickson filiou-se ao PROS.

 

Jacó Jácome, do PMN, é o vereador mais jovem da Câmara Municipal de Natal com apenas 22 anos. No exercício do seu primeiro mandato, Jacó Jácome pretende ocupar a vaga deixada pelo pai, Antonio Jácome, que foi vice-governador e agora será candidato a deputado federal. É um vereador presente e atuante, principalmente na defesa do segmento jovem. Jacó foi votado em diversos bairros da capital, particularmente entre os evangélicos, já que é integrante da Igreja Assembleia de Deus.

 

Liderado do deputado João Maia, Adão Eridan aguarda os acontecimentos com relação ao seu partido para definir se será candidato a deputado federal ou estadual. É um vereador atuante e polêmico, notadamente pelas críticas que faz ao atual Código Penal Brasileiro, que segundo ele, protege menores infratores. Ele é defensor intransigente da diminuição da maioridade penal de 18 para 16 anos e essa posição tem causado debates acirrados no plenário da Câmara Municipal de Natal.

 

Amanda Gurgel, do PSTU, foi eleita para o seu primeiro mandato com mais de 30 mil votos, constituindo-se assim, num fenômeno eleitoral do último pleito. Professora da rede municipal de ensino, Amanda Gurgel ainda não decidiu se será candidata à deputada estadual ou federal, dependendo, portanto, de decisão partidária. A chegada de Amanda Gurgel e dos demais vereadores, considerados de esquerda – Marcos Antonio e Sandro Pimentel, ambos do Psol – ao plenário da Câmara Municipal de Natal dinamizou os debates naquela Casa Legislativa. Amanda Gurgel surgiu para a vida pública após audiência na Assembleia Legislativa, oportunidade em que protestou contra os baixos salários dos professores e foi notícia nacional, vindo a ser eleger vereadora com 32. 819 votos. Além dos vereadores acima citados, outros poderão decidir por se candidatar este ano, a exemplo de Sandro Pimentel, Marcos Antonio, Luiz Almir de Júlia Arruda.

 

Compartilhar:

 

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.