Notícia em destaque no Conselho Federal de Medicina: Médica é afastada após morte


download

A noite do último sábado foi marcada por uma confusão no Hospital Regional de Ceilândia (HRC). O Corpo de Bombeiros levou uma paciente em estado grave à unidade. Uma das médicas plantonistas alegou ser impossível atender a mulher, o que provocou um bate-boca com os socorristas. A vítima, Carmovina José Gonçalves, 57 anos, morreu no hospital e os envolvidos foram parar na delegacia. A médica foi afastada pela Secretaria de Saúde.

Segundo o delegado que atendeu o caso, Celizio Espíndola, da 23ª Delegacia de Polícia, o desentendimento aconteceu por volta das 18h. No Boletim de Ocorrência, registrado às 20h40, consta que o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender uma vítima de ataque cardíaco, no Setor O. Os militares levaram a mulher para o HRC e, ao chegarem lá, foram informados pela médica Virgínia Pimentel de que não havia profissionais para fazer o atendimento. A médica teria informado que o hospital havia emitido alerta sobre a impossibilidade de receber pacientes em estado grave.

No documento, consta que, durante a discussão, Virgínia mandou o sargento Alan Lins calar a boca e, por conta disso, ele deu voz de prisão à médica, que acabou levada à delegacia. Ela, no entanto, não será investigada pelo desentendimento. “Eu ouvi todas as partes e constatei que não houve crime de desacato. Portanto, ela não foi autuada. Quanto à negligência no atendimento médico, só será possível afirmar algo depois de concluídas as investigações”, explicou o delegado. A apuração dos fatos é conduzida pela 15ª DP, que não divulgou nenhuma informação até o fechamento desta edição.

Outra versão

Um funcionário do hospital, que não quis se identificar e estava no local durante a confusão, conta ter visto parte do ocorrido. “O principal motivo da briga foi a Dra. Virgínia ter pedido aos bombeiros que saíssem da sala vermelha. Mesmo assim, ela forneceu os primeiros socorros à mulher, que não resistiu e morreu em alguns minutos”, contou.

Ainda segundo o servidor, a médica já se envolveu em confusões, inclusive com pacientes, outras vezes. Apesar disso, ele não acredita que Virgínia tenha responsabilidade pela morte. “Antes de ser levada para a delegacia algemada, ela prestou atendimento a outro paciente que também chegou aqui com uma parada cardíaca e ele passa bem.” O funcionário lembra que, neste mês, o número de médicos no HRC está reduzido. “Normalmente, temos de dois a três no mesmo turno. Agora, não sei por que, só tem um”, denuncia.

Procurada pelo Correio, a Secretaria de Estado de Saúde do DF não quis comentar o assunto. No início da noite de ontem, no entanto, encaminhou nota em que comunicou o afastamento da médica. “A Corregedoria da SES vai apurar o caso paralelamente à investigação da Polícia Civil. Por se tratar de um óbito de paciente, a secretaria também irá notificar o Conselho Regional de Medicina (CRM) para as providências que considerar pertinentes.”

O 1º secretário do CRM, Luiz Fernando Salinas, afirmou que o órgão vai tomar providências em relação ao ocorrido. “Nesse caso, abriremos uma sindicância e avaliaremos as cópias do prontuário para esclarecimentos.”

Para o Ministério Público, há a possibilidade de diversas instâncias serem investigadas. “Após os exames do IML, poderemos saber qual era o quadro da paciente”, disse o procurador Diaulas Ribeiro. No caso de ser constatada que a morte não tem nexo de causalidade com atuação da médica, o MP deve ir atrás do corpo de plantonistas para questionar o motivo da ausência de outros médicos no hospital. “Para isso, temos que descobrir se algum profissional faltou ao trabalho naquele dia ou se não havia nenhum previsto para estar ali, o que passa pelos gestores do hospital e pode chegar à Secretaria de Saúde”, afirmou.

Com informações do Conselho Federal de Medicina

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.