NATAL RN-Walber Virgulino: ‘Quando um preso decide matar outro, é difícil evitar’ e confirma que todos os mortos eram do Sindicato do Crime


Walber Virgulino: ‘Quando um preso decide matar outro, é difícil evitar’ e confirma que todos os mortos eram do Sindicato do Crime

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4VvgkIrle

O secretário de Justiça e Cidadania do Rio Grande do Norte, Walber Virgulino, afirmou na noite deste domingo (15) ser “muito difícil o Estado evitar” a morte de detentos em presídios. Motim na Penitenciária de Alcaçuz, na região metropolitana de Natal, deixou 26 presos mortos neste fim de semana, segundo contagem do governo.

“A secretaria tomou o cuidado necessário”, disse, questionado sobre a responsabilidade do governo sobre a rebelião. “Agora, sistemas penitenciários são de detenção. Você não tem como ter certeza de 100% que um preso não vai matar outro, que ele não vai fugir ou que ele não vai se rebelar. São pessoas com um nível de violência gigantesco. Quando um decide matar o outro, é muito difícil o Estado evitar. Se a gente antecipar, a gente consegue evitar”, afirmou Virgulino, que disse que dificuldades estruturais e de efetivo dificultam o trabalho da pasta.

A rebelião foi motivada por uma briga nos pavilhões 4 e 5 do presídio envolvendo as facções PCC (Primeiro Comando da Capital) e Sindicato do Crime. Segundo o governo, todos os mortos são ligados ao Sindicato do Crime. Houve uma invasão de um pavilhão por presos inimigos, o que deu início ao motim.

FOLHAPRESS

Comentários (3) enviar comentário
  1. Helio Motta

    Acerta novamente Virgulino.
    Se você coloca um preso só numa cela, vem os DDHH e diz que isso é tortura porque o preso precisa socializar. Aí você coloca o preso “socializando” com outros apenados e um desses vem com um estilete e o mata, tem como evitar como?
    Claro que os teóricos do nada, aqueles que não sabem sequer escrever “penitenciária” vão dizer que tem, que dá pra evitar, mas DUVIDO que eles queiram um cargo no Sistema para nos brindar com suas soluções.

  2. Vinícius

    A grafia correta do nome do secretário é Wallber Virgolino.

  3. paulo martins

    Chamar a carnificina de Alcaçuz de “rebelião” é fazer propaganda oficial desconectada dos fatos. Presos não enfrentaram policiais, nem tampouco ameaçaram tomar o comando da penitenciária. Muito pelo contrário.
    Constatado que ‘hóspedes’ do pavilhão 5 atiravam em direção aos do pavilhão 4, a guarda solicitou reforço da PM, que ficou do lado de fora, deixando que os bandidos se matassem uns aos outros no interior do presídio.
    Noutras palavras, a PM encorajou a chacina, ao menos de três maneiras: ao deixar entrar armas, ao não averiguar se havia armar escondidas nas celas, e ao ficar passivamente esperando que a carnificina se consolidasse.
    Agora, como era de se esperar, vem o governo querendo posar de competente, vendendo a versão fajuta de que sua “polícia competente” enfrentou uma rebelião. Quando, na verdade, o houve foi uma chacina.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4Vvh6QeSK

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.