NATAL RN-Secretário de Saúde é convocado para falar sobre crise no Walfredo Gurgel


José Aldenir / Agora RN

Hospital Walfredo Gurgel suspendeu exames laboratoriais no início deste mês por falta de insumos

O deputado Nélter Queiroz (MDB) convidou o secretário estadual de Saúde, Cipriano Maia, a participar da próxima reunião da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, na próxima quarta-feira, 27, para prestar esclarecimentos sobre o desabastecimento de insumos básicos no Hospital Monsenhor Walfredo Gurgel, em Natal.

O convite foi feito após o Agora RN mostrar, em reportagem veiculada nesta quarta-feira, 20, que exames laboratoriais foram suspensos no maior hospital do Estado devido à greve dos servidores – iniciada no último dia 5 – e por falta de insumos básicos.

Em pronunciamento na Assembleia ontem, Nélter chamou atenção para a crise na saúde. “Soube, há alguns dias, que alguns comerciantes estavam ajudando os pacientes a comprarem itens para fazer pequenas cirurgias no interior”, disse.

O deputado estadual Tomba Farias (PSDB) sustentou que a suspensão de exames no Walfredo Gurgel retrata o que classificou como ausência de prioridade do atual governo com a saúde pública. “No Hospital Walfredo Gurgel falta medicamentos como o Tramal, e outros hospitais enfrentam essa realidade. O Deoclécio Marques, em Parnamirim, também enfrenta dificuldades. Só tem prioridade os idosos acima de 65 anos. Como fica quem tem problema de infecção ou trauma?”, alertou.

Líder do governo na Casa, o deputado George Soares (PR), levantou a necessidade de discutir a modalidade de consórcio entre municípios para ajustar as demandas em saúde no Estado. “O Estado não tem recursos para financiar 100% os hospitais, como o de Assu, por exemplo. Nossa sugestão é a implantação de um consórcio, que é quando o estado pactua em cada região com as prefeituras envolvidas”, explicou o parlamentar.

Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.