Natal RN; Robinson destaca ações do Governo para o desenvolvimento sustentável


Foto: Demis Roussos

O governador Robinson Faria participou na manhã desta segunda-feira (29) da abertura da 29ª edição do seminário Motores do Desenvolvimento que tem o tema “Cidades criativas como caminho para o desenvolvimento sustentável”.

“Estamos aqui em busca do diálogo, da união entre poderes públicos e instituições privadas para avançar na construção de cidades modernas, inteligentes e sustentáveis”, afirmou o Governador no auditório do Ministério Público Estadual, em Natal, para os cerca de 400 participantes do seminário.

Robinson Faria citou as ações que a administração estadual vem realizando e afirmou que as obras para tornar Natal 100% saneada já atingem 50%. Ele lembrou que na zona norte da cidade, em 2014 o saneamento cobria apenas 3% de sua área.

O Estado está retomando o controle de áreas de sua propriedade, redefinindo sua destinação para uso da população e ocupação de acordo com as normas ambientais sustentáveis. Será assim no Juvenal Lamartine que será transformado num parque de lazer, na Via Costeira onde serão implantados dois parques, um no antigo Vale das Cascatas e outro próximo a Mãe Luíza. Estas áreas vão proporcionar opções de lazer e práticas esportivas.

O chefe do Executivo estadual também afirmou que o RN, hoje, é o Estado com maior índice de inscrições do Cadastro Rural Ambiental (CAR). O CAR é um registro eletrônico obrigatório para os imóveis rurais, com a finalidade de integrar informações ambientais sobre as Áreas de Preservação Permanente – APP, de Reserva Legal – RL, florestas e remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Uso Restrito e das áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país. “Quando iniciamos a atual gestão, o Rio Grande do Norte era o Estado mais atrasado no CAR. Agora somos o Estado que mais cresceu na implantação do CAR e o que mais possui áreas cadastradas, atingimos 70%”, registrou o Governador.

Robinson Faria considerou que o seminário é importante também para dar andamento a obras que estão paralisadas por questionamentos ambientais. “Precisamos dialogar e buscar consensos, fazermos o que é melhor para a sociedade”, reforçou, lembrando que a prática do diálogo vem sendo efetivada pelo Governo e já apresenta bons resultados.

Neste sentido, Robinson Faria ainda informou que o Governo do Estado destravou o processo de saneamento do bairro San Vale, através de entendimentos com o Ministério Público, concluiu o saneamento da praia de Pipa – um dos principais destinos turísticos – e está trabalhando para reiniciar e concluir o saneamento de Pium, Cotovelo e Pirangi. Ao encerrar seu discurso, o governador conclamou toda sociedade “ao protagonismo coletivo, à sensibilidade social, por justiça, pelo desarmamento e pela união para construirmos cidades sustentáveis”.

O procurador de justiça do Estado, Rinaldo Reis disse que ao aderir ao projeto Motores do Desenvolvimento, o Ministério Público Estadual se soma “aos esforços para construção de uma sociedade mais justa e pelo estado de bem estar social”. O procurador destacou a disposição do MP em contribuir com ideias para a construção de soluções, junto às administrações públicas e ao empresariado, para a resolução dos problemas sociais.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz4Ikgs59yNMotores-do-Desenvolvimento_Demis-Roussos-5

Natal RN; Robinson destaca ações do Governo para o desenvolvimento sustentável
Avalie esta postagem



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: levanyjunior@blogdolevanyjunior.com

Comentários com Facebook




Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *