NATAL RN-Programa Ronda Cidadã é lançado nesta quarta-feira na zona Leste de Natal


re687536853

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Segurança Pública e da Defesa Social, lançou na manhã de hoje, 22, o Programa Ronda Cidadã no Centro Social Padre João Perestrelo, no Bairro de Mãe Luíza, zona Leste de Natal.

O Governador Robinson Faria, juntamente com a secretária de segurança, Kalina Leite e o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Angelo Dantas, estiveram presentes na solenidade que marcou o inicio do projeto piloto do Ronda Cidadã, programa prometido pelo governador na campanha.

e67946

O Programa Ronda Cidadã se destina às ações de polícia comunitária, promovendo abordagens com foco no acolhimento, na inclusão social e na cidadania, sem, contudo, se descuidar do policiamento reativo, com o policiamento repressivo, de forma qualificada. 9 viaturas e um trio de motocicletas, além do policiamento a pé estarão presentes na comunidade 24h.

Para Cel Angelo Dantas, os policiais militares que estarão empregados no projetos tiveram treinamentos para trabalhar de perto com a comunidade em geral. “Os policiais fizeram cursos foram e outros estão recebendo instruções por multiplicadores. Com certeza a população local irá sentir a diferença desse trabalho”, disse.

As ações vão compreender inicialmente a Área Integrada de Segurança Pública 4 (AISP 4), formada pelos bairros de Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis, que têm uma população estimada em 30 mil habitantes e aproximadamente dois quilômetros quadrados.

i67o6i946

Detalhes do Programa Ronda Cidadã

-Primeira zona de implantação do Programa Ronda Cidadã: Zona Leste;

-Bairros atendidos: Areia Preta, Mãe Luiza e Petrópolis;

-População atendida estimada: 30 mil habitantes;

-Domicílios atendidos (estimativa): 8.700;

– Disque Ronda: cada viatura terá um número de telefone visível no carro para que a população possa ligar diretamente e comunicar a ocorrência;

-Área de atendimento: 2 km²;

-Redução no tempo de resposta da ocorrência;

-Polícia Militar passa a atuar não apenas na consequência do problema, mas também na causa;

-Integração com o Ronda Cidadã Escolar, Ronda Cidadão de Visitas Comunitárias, Ronda Cidadã de Apoio às Vítimas de Violência (semelhante ao funcionamento da Lei Maria da Penha), Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e Base Móvel Ronda Cidadã (veículos adaptados que darão suporte no atendimento especializado e qualificado);

– Base Móvel estará interligada com o sistema de videomonitoramento do Ciosp;

ESTRUTURA DO RONDA CIDADÃ:

– Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã (8 viaturas);

– 1 base móvel;

– Patrulhamento Motorizado Ronda Cidadã com motocicletas (3 motocicletas);

– Patrulhamento Ronda Cidadã a pé e Patrulhamento Ronda Cidadã com Bicicletas (6 duplas para patrulhas);

– 112 policiais militares;

– Dois pelotões de policiamento: reativo e proativo;

 

Fonte: Com informações de 190RN.com

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.