NATAL RN -Procissão de Ramos leva fiéis à catedral e abre celebrações da Semana Santa


downloadCom ramos em mãos e muita fé, fiéis percorreram as ruas do centro de Natal na noite deste domingo (13) durante a Procissão de Ramos. Com a Missa de Ramos, celebrada em seguida, os católicos abriram as celebrações da Semana Santa da Igreja Católica e recordaram do momento da entrada de Jesus em Jerusalém, montado em jumento, a uma semana de ser crucificado.

A procissão começou às 18h30, na Igreja de Nossa Senhora da Apresentação, antiga Catedral de Natal, no Centro, seguindo pelas ruas do centro em direção a Catedral Metropolitana de Natal, onde o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha deu início à Missa de Ramos. Cerca de 100 pessoas participaram da caminhada. Mais cedo, outras paróquias da cidade realizaram missas pelo Domingo de Ramos.

De acordo com a tradição católica, no Domingo de Ramos faz-se a distribuição simbólica de folhas de palmeiras, embora a maioria dos fiéis já saiam de suas casas com ramos e folhas de várias espécies.

Exemplo disso foi a aposentada Marina Teixeira, de 71 anos. Com seu ramo em mãos, ela contou que participa do evento todos os anos. “É uma penitência de Semana Santa. Então a gente faz essa caminhada para agradecer a Deus pelo ano e também pedindo graças”, explicou.

Tanto a Procissão como a Missa de Ramos vem atraindo menos fiéis ano após ano. Segundo a dona de casa Maria das Graças da Silva, de 63 anos, que disse acompanhar anualmente os dois momentos do Domingo de Ramos, há alguns anos, ambos os eventos atraíam o dobro de fiéis. “Tem outras missas mais cedo, então isso faz com o que o pessoal não participe da missa da catedral”, opinou.

Para ela, a conversão das pessoas para outras religiões também contribuiu para a redução no número de católicos presentes no Domingo de Ramos.


Programação da Semana Santa

Catedral Metropolitana

Missa do Crisma (Missa dos Santos Óleos)
Quinta-feira, 17, às 8 horas, Dom Jaime. Às 19 horas, será celebrada a missa do lava-pés.

Celebração da Paixão e Morte de Cristo
Sexta-feira, 18, às 15 horas. Será seguida de procissão com a imagem do Senhor morto, pelas ruas adjacentes à Catedral.

Vigília pascal
Sábado, 19, a partir das 20 horas.

Missas da Ressurreição
Domingo, 20, serão celebradas missas às 7h, 11h e 19h.

A programação das demais paróquias da capital, durante a Semana Santa, pode ser conferida no site da Arquidiocese de Natal.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.