NATAL RN -Operário morre em acidente durante atracação de navio


152674Um acidente ocorrido por volta das 19h de ontem no Porto de Natal, localizado na Ribeira, tirou a vida de um trabalhador da Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern). De acordo com o diretor-presidente da Companhia, Emerson Fernandes, durante a atracação do navio, um dos cabos usados para aproximar a embarcação do cais acabou se rompendo, acertando o trabalhador portuário. João Luiz de Souza, de 68 anos, faleceu ainda no local. A Capitania dos Portos abriu inquérito para apurar as causas do acidente e uma entrevista com o imediato do navio está marcada para hoje para esclarecer o ocorrido.

Ana SilvaPor volta das 20h, o corpo de João Luiz de Souza (no destaque) foi recolhido e levado pelo ItepPor volta das 20h, o corpo de João Luiz de Souza (no destaque) foi recolhido e levado pelo Itep

Embora fosse treinada, João Luiz – que era responsável pela amarração dos navios, dentre outras atividades – não conseguiu desviar do cabo e acabou sendo atingido. “Na atracação do navio, cabos são jogados até o cais e, a partir deles, um cabo mais grosso é colocado no cabeço [peça de ferro cilíndrica que fica no cais e serve para suportar o cabo que faz a amarração]. Um desses cabos se rompeu junto ao navio e veio como um chicote, batendo no trabalhador que estava no cais”, explicou Emerson Fernandes.

Peritos da Capitania dos Portos e do Instituto Técnico Científico de Polícia (Itep/RN) estiveram no local e, por volta das 20h, o corpo do homem já havia sido recolhido.

“Em todos os meus anos de experiência com trabalho portuário, é a primeira vez que vejo uma situação de morte em um incidente como esse, com o rompimento de um cabo”, diz Emerson Fernandes. O diretor-presidente da Codern esclareceu que o cabo pertence a empresa proprietária da embarcação.

Por telefone, o comandante da Capitania dos Portos do Rio Grande do Norte, capitão-de-fragata Alexander Neves de Assunção, informou que um inquérito foi aberto para apurar as causas do acidente em um prazo de 90 dias. “Amanhã [sábado] vamos entrevistar o imediato do navio para saber o que ocorreu”, disse.

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.