NATAL RN-Justiça determina que companhia de água troque tubulações de amianto e ferro fundido que abastecem Natal



Obra de troca de tubulações realizada em 2015 pela Caern — Foto: Caern/DivulgaçãoObra de troca de tubulações realizada em 2015 pela Caern — Foto: Caern/Divulgação

Obra de troca de tubulações realizada em 2015 pela Caern — Foto: Caern/Divulgação

A Justiça determinou que a Companhia de Água e Esgoto do Estado (Caern) substitua as tubulações de cimento amianto, as de ferro fundido e as tubulações com mais de 50 anos em Natal. O julgamento de um recurso feito pelo Ministério Público foi realizado nesta terça-feira (4), na 3ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte.

A troca deverá ser realizada em tubulações de 374.009 metros de cimento amianto e de 33.979 metros de ferro fundido, assim como as tubulações antigas, com mais de meio século de instalação, seguindo o o Plano Diretor de Abastecimento de Água do município.

Além disso, a turma da 3ª Câmara Cível também determinou que a Caern passe a operar o sistema de abastecimento de água de Natal de acordo com o plano diretor e elabore um “Programa de Controle e Redução de Perdas” para conter o desperdício de água captada.

G1 procurou a Caern, mas a estatal ainda não se posicionou sobre a decisão. Em 2015, ou seja, durante o processo, a empresa divulgou notas à imprensa falando sobre a substituição de tubulações de amianto em trechos da capital potiguar.

Perda de até 68% da água

Segundo o MP, os pedidos feitos à Justiça foram embasados em um documento técnico feito por uma empresa especializada, contratada ao custo de R$ 2,5 milhões, pela própria Caern, que diagnosticou todo o sistema, indicou os problemas e as soluções.

“O documento alertou sobre os danos causados à saúde humana e sobre o desperdício causado pela perda de água tratada em razão das tubulações de cimento amianto, ferro e antigas, que precisam de constantes serviços de reparos”, diz o MP.

Esse levantamento detalhou que na Zona Norte da capital há uma perda de água tratada de 68%, cerca de 21 bilhões de litros por ano e, na região Sul, a perda é de 45% da água, o que equivale a um volume de cerca de 24 bilhões de litros/ano.

Esse processo tramita desde 13 de fevereiro de 2007 e, ao longo de 13 anos, foram realizadas melhorias do sistema de abastecimento de água de Natal. Mas, segundo o MP, a sentença final, prolatada em 11 de fevereiro de 2016, não deferiu todos os pedidos para a melhoria do sistema de abastecimento de água na cidade de Natal, “por isso houve a necessidade de o MPRN interpor o recurso julgado nesta terça-feira (4)”.

SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Veja também

Jornal da Globo

Internacional empata na Libertadores em jogo marcado por protestos dos torcedores chilenos

Torcedores da Universidad de Chile queimaram cadeiras dentro do estádio Nacional de Santiago. Fluminense também empata na Copa Sul-Americana.

4 de fev de 2020 às 23:24

Próximo‘Ouvi a relação sexual’, diz mulher que instalou app espião no celular do marido

Mais do G1
Rate this post



Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.