Natal RN; Governador Robinson Faria cumpre primeiros compromissos na Colômbia


Foto: Christiano Couceiro

O governador Robinson Faria iniciou na manhã desta quinta-feira (25) os compromissos da agenda oficial na Colômbia se reunido com a Embaixadora da Colômbia no Brasil, Patrícia Cárdenas, e com autoridades do Governo colombiano, especialistas em segurança pública, Hugo Acero, ex-secretário de segurança pública de Bogotá e Gonzalo Francisco, responsável em promover a estratégia de segurança e convivência naquele país. Durante o encontro, foram apresentadas as principais metodologias utilizadas pelo Governo Colombiano que possibilitou a redução das taxas de violência do país.

“Estamos aqui representando os anseios da população norte-rio-grandense, que busca melhorias para sua segurança pública, e por isso viemos conhecer mais de perto as ações aplicada pelas autoridades colombianas que se tornaram referência mundial na redução da violência e estabelecimento da paz social”, disse o governador Robinson Faria.

Durante a reunião foi destacada a importância do Governo no processo de integração das forças de segurança, poder judiciário, instituições privadas e sociedade civil. Também foi discutida a importância do fortalecimento dos setores estatísticos e de análise criminal que garantam o mapeamento confiável dos crimes por regiões, com a unificação de dados das forças de segurança e colaboração da imprensa e universidades.

O governador Robinson Faria ainda recebeu de Gonzalo de Francisco, o plano de segurança desenvolvido na gestão do Presidente Andrés Pastrana, no ano de 2000, que detalha as estratégias nacionais de convivência e segurança cidadã implementadas pelo Governo Colombiano, integrados ao Plano Colômbia, fundamentais ao combate ao tráfico, contrabando e redução de homicídios no país.

Na Prefeitura de Bogotá, a comitiva do Rio Grande do Norte foi recebida pelo secretário de segurança da cidade, Daniel Mejía, renomado economista que se tornou referência na luta contra a violência e o tráfico de drogas. Na ocasião, foram apresentadas as principais medidas que fizeram o Governo de Bogotá retomar a liderança em matéria de segurança e convivência cidadã e manter pelos últimos anos uma redução de cerca de 50% das taxas de homicídios na cidade quando comparado com o ano de 1993, quando se chegou a índices preocupantes. O atual índice de homicídio da cidade é 17 por cada 100 mil habitantes.

“Empenhamos esforços para buscar uma maior aproximação do Governo Colombiano com outras entidades, realizamos intervenções para melhorar espaços públicos e focamos nossas forças policiais nas áreas onde se concentram as manchas criminais, de forma a incentivar a cultura cidadã com investimentos em projetos sociais”, disse o secretário de segurança, Daniel Mejía.

O plano de segurança de Bogotá também inclui a identificação dos crimes considerados mais críticos pela população, o mapeamento de pontos de maiores incidências criminais para intervenção policial e estabelece um tempo médio de patrulhamento por área, determinando cercas eletrônicas virtuais onde devem ser concentrados os serviços das forças policiais. Cada policial militar da cidade, por exemplo, possui um equipamento do tipo GPS que a cada 30 segundos envia dados que possibilitam localizar o seu exato posicionamento no território de atuação.

“Um dos pontos ressaltados pelo secretário de segurança de Bogotá foi a participação da população no combate ao crime, o que se chama de ‘cultura cidadã’. Através de denúncias, que podem ser anônimas, a população tem colaborado muito para que a Polícia local consiga atuar de uma forma mais efetiva”, disse o governador Robinson Faria.

No ministério das Relações Exteriores, a comitiva foi recepcionada pela vice-ministra das Relações Exteriores, Patti Londoño. Durante o encontro, além do tema que motivou a agenda na Colômbia, também foram discutidos assuntos como Saúde Pública, Economia e Turismo, sendo tratado, inclusive, a ampliação de rotas que facilitem a conectividade de ambos os países.

O governador também destacou alguns dos trabalhos implementados por sua gestão, planejadas com base nos modelos desenvolvidos na Colômbia e Nova York, tais como as Áreas Integradas de Segurança Pública e o Ronda Cidadã.

“No ano passado, nossa gestão tomou a iniciativa de integrar as ações das polícias Civil e Militar, inspirado nos modelos de Nova York (EUA) e Bogotá (Colômbia), e criou locais de monitoramento conjunto para as forças de segurança, as chamadas Áreas Integradas de Segurança Pública (AISPs). O Projeto foi resultado de um estudo que compreende a área territorial, população, indicadores sociais e infraestrutura urbana. Essa ações têm garantido uma maior convergência dos trabalhos das duas polícias na prevenção e investigação dos casos de violência, obtendo assim um diagnóstico específico de cada área para as intervenções necessárias à melhoria da qualidade de vida da população”, disse o governador.

Ele ainda citou a importância de uma maior participação dos Governos Federal e Municipal nas ações relacionadas à segurança pública, semelhante ao que acontece na Colômbia.

“Por enquanto, em nosso país, a segurança pública é uma responsabilidade que tem se concentrado nas gestões dos Estados, diferentemente da Colômbia onde há uma maior participação dos Governos Federal e Municipal nestas questões. Pretendemos levar essa discussão a Presidente Dilma Rousseff buscando ampliar essa discussão”, declarou Robinson.

À tarde, a comitiva participa de um almoço com o Ministro da Fazenda da Colômbia, Mauricio Cárdenas, e se reúne com o vice-ministro da Defesa para Políticas Internacionais, Anibal Fernandez e o vice-ministro para o Grupo Social e Empresarial da Defesa (GSED), o General José Javier Pérez Mejía.

Blog do BG: http://blogdobg.com.br/#ixzz41EKpHD1ndownload

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.