NATAL RN – Fiéis participam de procissão fluvial com imagem da padroeira de Natal


154015A tradição da procissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação se repetiu pelo 11º ano na madrugada desta sexta-feira, 21 de novembro, feriado municipal em comemoração à padroeira de Natal.

O barco escola Chama-Maré, levando à frente a imagem da santa, saiu às 4h do Iate Clube, sob uma chuva fina, com cerca de 40 pessoas à bordo, entre sacerdotes, seminaristas, diáconos e fiéis católicos.

Adriano AbreuProcissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação aconteceu no rio PotengiProcissão fluvial com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação aconteceu no rio Potengi

O padre Dalmário Barbalho de Melo, que deu início à procissão fluvial, 11 anos atrás, comentou que a tradição começou para celebrar os 250 anos da chegada da imagem à cidade.

“Neste momento, celebramos a manutenção da fé e atualizamos o encontro da santa com Natal”, disse ele, que destacou também o aumento de participantes no evento. “No primeiro ano, eram só três pessoas. Hoje, são 40”.

A procissão fluvial terminou na Pedra do Rosário, onde uma multidão de fiéis já se encontrava para receber a santa e participar da missa campal de Nossa Senhora da Apresentação. A chegada do barco com a imagem foi saudado com palmas, acenos e queima de fogos.

Adriano AbreuFiéis aguardam chegada da santa na Pedra do RosárioFiéis aguardam chegada da santa na Pedra do Rosário

A missa foi celebrada pelo padre Júlio César Souza Cavalcanti. Em sua homilia, ele “retornou” mais de dois mil anos na história, para fazer uma relação da Virgem Maria com a imagem encontrada em 21 de novembro de 1753 por um grupo de pescadores na margem direita do Rio Potengi, próximo à Pedra do Rosário.

“Ela se apresentou a nós com o menino Jesus nos braços. Escolheu as nossas casas como seu lar e vai nos ensinar a descobrir que Deus está sempre no meio de nós. Foi isso que nos fez sair hoje tão cedo. Alguns estão aqui desde meia-noite em vigília”, disse o padre.

Muitos fiéis compareceram à missa, mas em um número não tão grande quanto o de anos anteriores. Para Conceição Procópio, que integra a equipe responsável pela organização da Festa da Padroeira, em 2012 e 2013 deu muito mais gente. Ela acha que o tempo chuvoso espantou as pessoas. “Os fiéis verdadeiros vieram prontos, com guarda-chuvas”.

O céu se manteve carregado durante toda a celebração e chegou a chover por alguns minutos, mas nada que fizesse as pessoas irem embora. No entanto, alguns chegaram a passar mal. Uma moça desmaiou e foi carregada nos braços até unidades de atendimento móvel do Corpo de Bombeiros.

adriano abreuChuva não intimidou quem foi até a Pedra do Rosário nesta sexta (21)Chuva não intimidou quem foi até a Pedra do Rosário nesta sexta (21)

Normalmente prestigiada por muitos políticos locais, dessa vez a missa campal contou apenas com a presença do prefeito de Natal, Carlos Eduardo Alves, acompanhado de sua mulher, Andréa Ramalho.

Com o tema “Maria: Mãe e Mestra da Família”, a missa é a primeira e mais importante celebração do feriado. A programação continua às 7h30, com missa solene celebrada na igreja Matriz de Nossa Senhora da Apresentação, na Cidade Alta, presidida pelo arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo. Na Catedral Metropolitana, às 10h, também será celebrada missa solene, ministrada pelo arcebispo metropolitano Dom Jaime Vieira Rocha.

Às 16h, tem início a procissão com a imagem de Nossa Senhora da Apresentação, que sai da igreja Matriz (antiga Catedral), com destino à Catedral Metropolitana. A festa se encerra com um show pirotécnico em honra à padroeira da cidade, previsto para as 19h.

Atualizada às 7h26

Rate this post



Levany Júnior

Levany Júnior é Advogado e diretor do Blog do Levany Júnior. Blog aborda notícias principalmente de todo estado do Rio Grande do Norte, grande Natal, Alto do Rodrigues, Pendências, Macau, Assú, Mossoró e todo interior do RN. E-mail: [email protected]

Comentários com Facebook




Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.